in

12 coisas que seu cocô dizem a respeito de sua saúde

O conceito de saúde tem mudado nos últimos anos, antigamente, saúde significava apenas a ausência de doença, mas, logo se percebeu que não apresentar nenhuma doença física aparente, não significa ter saúde. Gradativamente, esse conceito foi se expandindo e incorporando as dimensões física, emocional, mental, social e espiritual do ser humano, alterando o conceito de saúde nos tempos atuais. Segundo a OMS, saúde é um “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.
Assim, o conceito de saúde se tornou mais complexo e relacionado com várias dimensões que fazem parte do ser humano. Portanto, ter uma saúde perfeita significa apresentar equilíbrio entre essas várias dimensões. Acompanhado sempre de qualidade de vida, bem-estar e felicidade.
Hoje em dia, parece que finalmente entendemos que cuidar da nossa saúde é importante. No entanto, muitas vezes esquecemos de prestar atenção aos sinais que nosso corpo nos envia. Por acaso você já analisou suas fezes? Mesmo sendo algo estranho e parecendo um pouco repugnante, a cor e o formato das fezes podem revelar muito sobre nossa saúde. Pensando nisso, nossa equipe de redação do site X4T, reuniu informações que podem ser úteis quando o assunto é saúde e prevenção de doenças. Leia até o fim e fique informado!

A cor das fezes

Como você provavelmente sabe, a cor normal das fezes é marrom. Podendo variar de vez em quando, por um breve período, de acordo com o que ingerimos. Porém, uma mudança repentina de tom por nenhuma razão óbvia pode ser um sinal de alerta. Então vamos descobrir como estão as coisas.

1. Branca
As fezes esbranquiçadas, acinzentadas ou argilosas indicam falta de bile. Pode indicar problemas com o fígado e a vesícula biliar, uma vez que esses são os órgãos em que respectivamente a bile é produzida e armazenada. Pode ser qualquer coisa, desde ductos biliares bloqueados, cálculos biliares até cirrose. Fezes brancas também podem ser um sinal da doença de Crohn.


Foto: Reprodução/Incrivel

2. Verde
Caso seja de cor verde, a causa pode ser o consumo de vegetais ricos em clorofila (ex: espinafre), corantes alimentares em bebidas e suplementos de ferro.
Se a comida não for a razão, significa que suas fezes passaram pelo trato digestivo rápido demais e não tiveram tempo de obter bile e bilirrubina suficientes.


Foto: Reprodução/Incrivel

3. Amarela
As fezes de cor amarela podem sem um sinal de obstrução do ducto biliar e pouca absorção de gordura. Outra razão é a falta de enzimas produzidas pelo pâncreas, o que pode indicar pancreatite crônica, doença celíaca e fibrose cística.
Mas não entre em pânico! As fezes dessa cor também podem ser um sinal de que você tenha consumido muita cenoura ou ingeriu muitas bebidas amarelas.


Foto: Reprodução/Incrivel

4. Preta
As fezes pretas podem aparecer devido a ingestão de medicamentos (como aspirina, ibuprofeno e suplementos de ferro) ou sangramento dos intestinos. Esse último é obviamente uma razão para entrar em contato imediato com seu médico.
A causa mais comum está relacionada à comida que você consome. Alimentos pretos e azuis, como mirtilo ou alcaçuz, podem dar essa tonalidade.


Foto: Reprodução/Incrivel

5. Vermelha
As fezes vermelhas geralmente estão ligadas a sua dieta. Beterraba, bebidas coloridas, tomates … pense no que você consumiu nos últimos dias.
Porém, se os alimentos não forem a causa, é recomendado entrar em contato com o seu médico. A presença de sangue em seu cocô é um sinal alarmante. Pode ser uma fissura anal ou algo mais grave, como hemorróida, colite ulcerativa ou até mesmo câncer.


Foto: Reprodução/Incrivel

O formato das fezes

Sim, talvez você não acredite que analisar seu cocô seja normal, mas algumas pesquisas científicas podem lhe convencer. Para distinguir os tipos de cocô e ajudar as pessoas a se manterem saudáveis, os cientistas da Bristol Royal Infirmary criaram a tabela das fezes de Bristol. Veja os 7 tipos de formatos e seus significados.

6. Aparência: pedaços sólidos separados, semelhantes a nozes ou fezes de cabra.
Significado: constipação grave.
Este tipo significa que você não está ingerindo fibra suficiente. Para resolver esse problema, tente consumir mais produtos ricos em fibra, como macarrão de trigo integral, framboesas e lentilhas.


Foto: Reprodução/Incrivel

7. Aparência: em forma de salsicha, grande e grumosa.
Significado: constipação.
Este tipo de fezes também é causado pela falta de fibras. Razões não relacionadas à constipação podem incluir, a longo prazo, a ingestão de medicamentos antidiarreicos e a falta de atividade física. O conselho é comer mais frutas e vegetais e realizar exercícios.


Foto: Reprodução/Incrivel

8. Aparência: cocô rachado em formato de “salsicha”.
Significado: fezes normais.
Você está bem! Não se esqueça de andar e beber bastante água.


Foto: Reprodução/Incrivel

9. Aparência: Macio, em forma de salsicha e suave.
Significado: perfeito.
Tente manter uma dieta equilibrada e evite situações estressantes para manter as coisas tão bem quanto estão agora.


Foto: Reprodução/Incrivel

10. Aparência: pedaços macios com bordas claras.
Significado: diarreia leve.
Também pode ser um sinal da síndrome do intestino irritável. Para melhorar, tente comer alimentos com baixo teor de fibras, como bananas, biscoitos e batatas.


Foto: Reprodução/Incrivel

11. Aparência: pedaços esponjosos com bordas irregulares.
Significado: diarreia leve.
Talvez haja muita fibra em sua dieta. Beba mais líquidos para evitar a desidratação e prefira batatas cozidas e bananas. Você também pode experimentar alguns OTCs, como Loperamide ou Pepto-Bismol. Se o problema durar mais de 2 dias, consulte o seu médico.


Foto: Reprodução/Incrivel

12. Aparência: Líquido sem partes sólidas.
Significado: diarreia grave.
Isso pode ser um sinal de intoxicação por algum tipo de alimento, intolerância à lactose, infecção bacteriana ou ingestão excessiva de medicamentos. Você deve beber muita água para combater a desidratação e tentar medicamentos de venda livre. Se os sintomas não desaparecerem em 2 dias ou se sentir dor, consulte o seu médico.


Foto: Reprodução/Incrivel

Nossa equipe do site X4T, salienta que se você notar algo estranho acontecendo com você, marque uma consulta com seu médico de confiança. Afinal com a saúde não devemos brincar!

Loading...

Avatar

Artigo escrito por Alex Valadares, engenheiro eletricista por formação e grande admirador do mundo da arquitetura e curiosidades do mundo. Fundador, produtor, editor e roteirista do site X4T e página Portal na rede.

23 fotos provando como os filhos são capazes de ser verdadeiras cópias dos pais

27 suculentas que até parecem ter vindo de outro planeta