in

12 segredos das redes de fast food conhecidos apenas por seus funcionários

O McDonald’s é uma rede internacional de lanchonetes, especializada em alimentos do tipo fast food, muito apreciada por milhares de pessoas atualmente. A marca desta empresa transcende e revela-se inserida na cultura de massas contemporânea. A rede foi fundada em abril de 1955, em Illinois, nos Estados Unidos.
Mas pocas pessoas conhecem algumas curiosidades e segredos interessantes sobre esses estabelecimentos que geralmente são compartilhados por alguns de seus funcionários. Pensando nisso nossa equipe de redação selecionou uma lista contendo algumas curiosidades sobre o McDonald’s que vale a pena conferir.

1. O formato do copo do sorvete McFlurry foi mudado por causa dos ouriços: a abertura na tampa costumava ser muito maior e mais conveniente para comer. No entanto, essa conveniência estava se tornando uma verdadeira tragédia para os animais. Os queridos ouriços de estimação (ou silvestres) são grandes fãs do McFlurry. Eles tinham o costume de lamber os restos de sorvete das bordas e acabavam enfiando a cabeça dentro do pote, mas não conseguiam tirá-las de lá depois. Isso estava causando muitos problemas.
Depois de um caso em que 10 ouriços na Escócia foram levados para o hospital com uma tampa presa na cabeça, o McDonald’s anunciou uma mudança no design do copo, que se tornou menor, porém muito mais seguro para os animais.

Foto: Reprodução/Pinterest

2. Somente pela tampa do copo sabemos qual é a bebida: é difícil não prestar atenção nas demarcações em alto relevo nos copos de bebidas quentes quando compramos algum café ou chá. Normalmente, tais recipientes são encontrados em grandes redes de fast food e cafés. Essa ideia foi criada para a própria conveniência dos visitantes e dos funcionários.
Como regra, uma dessas “bolinhas” é pressionada para indicar qual bebida tem dentro, visto que os nomes de cada bebida estão escritos ao lado de cada uma dessas “bolinhas”. Assim, você poderá saber exatamente qual das bebidas é a sua se fizer vários pedidos de uma vez. E os funcionários também serão capazes de separar as bebidas corretamente, evitando confusão.

Foto: Reprodução/Pinterest

3. Mas nem todos os copos são seguros: restaurantes e cafés de rua oferecem frequentemente bebidas em copos de espuma de poliestireno. São realmente mais baratos, mas prejudicam tanto o consumidor como o meio ambiente.
O fato é que esses recipientes são feitos de um material conhecido como espuma de poliestireno, que se torna potencialmente prejudicial para o corpo humano quando aquecido. Além disso, esse material é nocivo para o meio ambiente devido a dificuldade de reciclagem. Pode ser identificado por uma marcação especial — o número 6 em um triângulo ou as letras PS.

Foto: Reprodução/Pinterest

4. É melhor não ser o primeiro cliente do dia: as máquinas de café são limpas todos os dias com produtos químicos que podem entrar facilmente no primeiro copo preparado. E isso pode não só estragar o sabor, mas também levar à intoxicação alimentar.

Foto: Reprodução/Pinterest

5. Bebidas geladas estimulam o apetite: não se pode deixar de notar que um refrigerante de tamanho médio, muitas vezes, custa mais barato que um chá ou um café, e aqui não se trata de custo de produção. Bebidas gaseificadas geladas são estimulantes de apetite, ou seja, conseguimos comer mais quando as bebemos. A comida salgada também tem o mesmo efeito.
Portanto, a fim de evitar ganhar umas calorias extras, é melhor escolher água ou café quente, e pedir batatas fritas sem sal.

Foto: Reprodução/Pinterest

6. Água gratuita apenas para clientes: o mito popular sobre o copo de água gratuito não é inteiramente verdadeiro em todos os casos. Só realmente funciona se você tiver feito algum pedido há pouco tempo. Naturalmente, o funcionário pode servir água (às vezes da torneira) se você pedir, mas isso não é sua obrigação, e ele pode simplesmente se recusar.

Foto: Reprodução/Pinterest

7. Melhor horário para ir ao fast food: é melhor ir a restaurantes de fast food durante os horários de maior movimento — das 11h30 às 14h00 e das 17h00 às 19h00. Durante esse período, há um grande fluxo de clientes e, portanto, os pratos serão entregues na hora, frescos, e não precisarão ser reaquecidos.
Nessas horas, também, aparecem os clientes “secretos” (inspetores sanitários e críticos) que verificam a qualidade do alimento em determinado estabelecimento, por isso o serviço estará funcionando da melhor forma.

Foto: Reprodução/Pinterest

8. O “menu saudável” não é tão saudável assim: em grandes redes, como McDonald’s e Burger King, têm surgido uma tendência para uma alimentação mais saudável. Por isso, estão sendo preparados os “menus saudáveis”, que podem incluir frutas cortadas, legumes, saladas e leite com baixo teor de gordura.
No entanto, podemos colocar a salada “saudável” e o hambúrguer “gorduroso” no mesmo patamar. Muitas vezes, por causa dos aditivos e conservas, as fatias de legumes e frutas são bem mais calóricas do que pensamos. Em determinados países, vende-se também mingau como parte do menu saudável, o qual pode conter até 33 g de açúcar em um só copo. Por isso, tenha cuidado para não exagerar.

Foto: Reprodução/Pinterest

9. Até mesmo um milk shake é demais: o milk shake que tanto amamos quebra todos os recordes em termos de açúcar. Contém mais de 70 g de açúcar, o que excede a taxa diária. Além disso, a bebida é feita a partir de gorduras vegetais, que são difíceis de digerir e eleva os níveis de colesterol, além de deixar você com dor de barriga.

Foto: Reprodução/Pinterest

10. Você gasta mais quando faz o pedido pelos terminais de autoatendimento: com a introdução dos terminais de autoatendimento, o tamanho médio das porções aumentou. Sem precisar fazer seu pedido com pressa (por causa da fila) e devido ao grande número de imagens coloridas na tela, as pessoas tendem a pedir mais. Assim, o terminal, introduzido para aumentar o conforto dos clientes, funciona também como uma ótima estratégia de marketing.

Foto: Reprodução/Pinterest

11. Lembrancinhas gratuitas para as crianças: em todos os restaurantes do McDonald’s você pode ganhar um brinquedinho para criança. Para isso, você só precisa ir até qualquer um dos funcionários do caixa e dizer que quer um brinquedinho. Pode ser um adesivo, imã, quebra-cabeças ou outras coisas parecidas.

Foto: Reprodução/Pinterest

12. A estranha colher do McFlurry: um dos principais mistérios para os fãs do McDonald’s é a colher peculiar do sorvete McFlurry. Tem tudo a ver com a forma como a sobremesa é feita. O sorvete é colocado no copo, coloca-se a tampa, a calda é adicionada, e então a colher, com a ajuda da qual é possível misturar todos os ingredientes.
A haste mais espessa e quadrada (parte oca) permite que a colher se prenda a máquina de misturar o sorvete do próprio estabelecimento. Sim, não é para usar como canudo. Esse método é mais higiênico e evita que o conteúdo seja derramado durante o processo de mistura. Dessa forma, tudo fica dentro do copo.

Foto: Reprodução/Pinterest

Loading...

Avatar

Artigo escrito por Alex Valadares, engenheiro eletricista por formação e grande admirador do mundo da arquitetura e curiosidades do mundo. Fundador, produtor, editor e roteirista do site X4T e página Portal na rede.

Artista transforma a versão de 15 dos nossos personagens favoritos da Disney

18 imagens mostrando as transformações dos atores para seus personagens