in

16 dicas importantes de sobrevivência que podem te salvar de situações perigosas

Sobrevivência é uma palavra que pode ser utilizada para indicar a capacidade de sobreviver de qualquer ser vivo. Na maioria dos casos, entretanto, se recorre a ela para referir-se a situações específicas nas quais a possibilidade de continuar vivendo se vê ameaçada por diferentes perigos e agentes tanto externos como internos.
Dessa forma, se você é uma pessoa que adora aventuras ou se é uma pessoa mais caseira, quando o assunto é segurança é muito importante estar preparado para qualquer tipo de situação.
Por esse motivo, o site X4T, criou uma lista com dicas essenciais para diferentes tipos de situação, desde uma viagem para a praia até casos mais emergenciais.

1. Como fazer um refletor de calor
Um refletor de calor faz com que o calor do fogo volte na sua direção, além de mandar a fumaça para cima. A estrutura é muito boa para levar calor a um abrigo;
Ficar sentado com as costas apoiadas sobre uma rocha ou uma árvore é uma maneira de esquentá-las. O refletor deve ficar atrás do fogo, e a rocha ou a árvore funcionam como um segundo refletor;
Se não houver uma rocha ou uma árvore para usar como segundo refletor, você pode criar um e assim direcionar mais calor para as suas costas.


Foto: Reprodução/Reddit

2. Como sobreviver em corredeiras
A primeira coisa que você deve fazer é se segurar em qualquer objeto que encontrar, como um tronco ou até mesmo um galho, para não ser arrastado e evitar um perigo ainda maior. Mesmo se estiver em um lugar raso, não se levante — isso aumenta o risco de você ser puxado pela correnteza novamente — e tente andar até a margem do rio. Tente primeiro nadar rio abaixo, sempre buscando alcançar a margem mais próxima.


Foto: Reprodução/Reddit

3. Como sair da areia movediça
Coloque seu peso na perna direita e, com a perna esquerda, mova o pé e tente trazê-lo lentamente para a superfície. Em seguida, coloque o joelho em cima da areia. Com o seu peso na perna esquerda (ajoelhada), mova a perna direita inclinando o corpo para a frente até conseguir colocá-la também na posição ajoelhada, afastando-se da areia movediça.
Dica: não tente puxar as pernas com força, isso pode romper os ligamentos do joelho.


Foto: Reprodução/Reddit

4. Como cavar um poço e conseguir água potável
É possível encontrar água potável ao cavar um pequeno poço, e essa dica é perfeita para áreas florestais. Em primeiro lugar, encontre uma área com solo escuro ou úmido — sinais que costumam indicar que há água no subsolo. Cave um buraco de cerca de 60 cm de largura e 30 cm de profundidade antes de revestir a lateral e o fundo com pedras para impedir que a sujeira se misture com a água.
Dica: quanto mais escuro o solo, maior a probabilidade de você encontrar água.


Foto: Reprodução/Reddit

5. Como desembaçar o para-brisa
Esfregue uma batata crua cortada no meio na parte interna do para-brisa, certificando-se de que o amido seja espalhado uniformemente pelo vidro. Depois de secar, o amido não vai deixar o vidro ficar embaçado.


Foto: Reprodução/Reddit

6. Como cozinhar na natureza
Cozinhar alimentos no vapor é uma ótima maneira de consumir mais nutrientes, muito melhor do que cozinhar em água ou fritar. A parte interna do bambu pode ser usada como vaporeira. Para isso, basta cortar pequenos orifícios entre cada seção e colocar uma tampa na parte superior. Coloque água no compartimento inferior e a comida na parte superior. O vapor será criado na parte do meio e irá cozinhar o alimento.


Foto: Reprodução/Reddit

7. Como construir um banheiro
Em primeiro lugar, cave uma vala com 1 metro de profundidade e 6 metros de largura. Use troncos ou pedras com terra para construir as laterais e montar uma estrutura com altura confortável para sentar. Em seguida, coloque os troncos na abertura, deixe um espaço para o uso e cubra com uma tampa. Cubra com cinzas de madeira para selar os espaços e manter as moscas afastadas.
Dicas: não use desinfetante na área do vaso sanitário, porque ele irá destruir as bactérias úteis para a decomposição, o que significa que o mau cheiro vai aparecer rapidamente;
Substitua a tampa com frequência para evitar o aparecimento de moscas.


Foto: Reprodução/Reddit

8. Como fazer sabão na natureza
Os dois ingredientes necessários para fazer sabão são óleo e álcali. O óleo pode ser o de peixe ou a gordura animal e o álcali pode ser feito com cinzas de madeira queimada ou algas marinhas. Você precisa lavar as cinzas com água e coar com o óleo antes de ferver, até que todo o líquido tenha evaporado. Em seguida, deixe esfriar.
Dica: comece com mais óleo do que álcali, porque este último pode deixar a sua pele mais seca.


Foto: Reprodução/Reddit

9. Como dar os nós mais importantes
O volta redonda é ajustável e ideal para armar uma barraca;
O volta redonda com 2 cotes é fácil e muito útil para usar com outros nós;
O volta da ribeira é bom para levantar e amarrar objetos como troncos;
O lais de guia é forte e pode ser usado para navegar ou até mesmo em volta da cintura para um possível resgate.

10. Como fazer uma armadilha com laço
Crave dois troncos no chão e coloque um galho na horizontal. Prenda uma corda em uma árvore (para deixar a estrutura mais fixa e mais forte) e amarre um laço no galho (com o nó volta da ribeira, apresentado acima). Esse laço é ideal para caçar pequenos animais como coelhos e raposas.
Dica: você pode adicionar vários nós ao galho na horizontal.


Foto: Reprodução/Reddit

11. Como sobreviver a uma queda d´água
É fundamental que você respire fundo para se preparar para a queda e posicione o corpo de maneira que os pés caiam primeiro. Abrace a sua cabeça colocando um braço em cima e o outro na frente, protegendo o nariz da água. Contraia os músculos, pressione as pernas e os pés uns contra os outros e feche bem a boca e os olhos. Assim que você atingir a água após a queda, comece a nadar imediatamente, antes mesmo de chegar na superfície.


Foto: Reprodução/Reddit

12. Encontro com um urso agressivo
É claro que é melhor evitar ursos na natureza, mas se você se deparar com um deles, deve saber que o ponto fraco deste animal é a capacidade de fazer manobras. Os ursos correm rápido, então competir com eles nesse quesito não faz sentido. No entanto, são animais que acham muito difícil mover-se habilmente em torno de um objeto, como um carro ou uma árvore. Mais cedo ou mais tarde, o predador irá desistir quando perceber que essa porção astuta de “comida” (isto é, você) não vale a pena.
No entanto, você não precisa entrar em pânico antes que o urso demonstre agressividade. Se ele olha em sua direção, então você deve ficar parado. Isso significa que o animal não consegue entender quem você é e o que quer fazer. Se começar a se aproximar, afaste-se lentamente. Ursos raramente atacam pessoas e podem ir embora quando percebem que se trata de um ser humano.


Foto: Reprodução/Reddit

13. Corrente do mar que o leva
Se por acaso você caiu em um fluxo em contracorrente, não faz sentido nadar contra ele em direção à costa, pois só gastará energia em vão. Tente mover-se paralelamente à costa até sair da corrente e só então seguir em direção à praia.


Foto: Reprodução/Reddit

14. Uma simples manipulação para reanimar uma pessoa
Se tiver que reanimar uma pessoa que de repente perdeu a consciência, você deve deitá-la cuidadosamente de costas e levantar os joelhos até o peito. Com isso, o fluxo sanguíneo atingirá o cérebro e a pessoa se reanimará. Mas, no começo, você precisa ter certeza de que não há ferimentos nas pernas e no corpo, caso contrário poderá causar mais danos.


Foto: Reprodução/Reddit

15. Como quebrar o vidro de um carro em caso de acidente
Quando você se encontra em uma situação em que só é possível sair do carro pela janela, vale a pena lembrar que é mais fácil quebrar o vidro das laterais e não do centro. Além disso, essa tarefa pode ser facilitada pelo encosto de cabeça, se você conseguir tirá-lo do assento. Ele se encontra fixado de maneiras diferentes em modelos distintos de carros, então vale a pena verificar o do seu com antecedência.


Foto: Reprodução/Reddit

16. A água na praia recua mais que o normal
Se de repente a costa começa a ficar sem água, isso é um sinal de um tsunami futuro. Quando você perceber isso em lugares onde um desastre natural é possível, deve avisar todos ao seu redor e correr.
Infelizmente, antes do tsunami no Oceano Índico em 2004, poucas pessoas prestaram atenção a esse detalhe. Ao longo de toda a costa, as pessoas saíam para coletar conchas e peixes. Esse fenômeno foi mais interessante para as crianças. No entanto, em duas praias havia pessoas que conheciam esse fato: a inglesa Tilly Smith, de 10 anos, e o professor de biologia John Chroston. Naquele dia eles conseguiram salvar a vida de muitas pessoas.


Foto: Reprodução/Reddit

Loading...

Avatar

Artigo escrito por Alex Valadares, engenheiro eletricista por formação e grande admirador do mundo da arquitetura e curiosidades do mundo. Fundador, produtor, editor e roteirista do site X4T e página Portal na rede.

Internautas compartilham casos sobre seguranças que dariam ótimos enredos para filmes de comédia

Pessoas que tiveram um dia complicado e farão tudo para esquecê-lo