in

17 vezes que pilotos responderam as perguntas dos passageiros

Nos dias atuais, as viagens de avião se tornaram muito mais populares do que algumas décadas atrás, isso acontece porque as empresas direcionaram seus serviços para atenderem novos nichos de mercado. Se você pesquisar saberá facilmente que uma viagem aérea é estatisticamente muito mais segura do que uma viagem de automóvel.
Mas muitas pessoas certamente gostariam de saber algumas curiosidades de tudo que acontece nos bastidores de um voo. Pensando nisso, nossa equipe de redação do site X4T, selecionou 16 respostas de pilotos para algumas das questões mais emocionantes e complexas do mundo da aviação.

1. Como entrar na cabine de pilotagem se a porta estiver trancada por dentro?
Existe um código especial que a aeromoça utiliza para entrar na cabine. Isso é necessário para episódios em que, por exemplo, os dois pilotos percam a consciência. Antes do voo, o comandante verifica o código e o informa à sua tripulação. Depois de inseri-lo, a porta se abrirá por um minuto, mas somente se os pilotos não realizarem nenhuma ação. Caso eles vejam através da câmera de vídeo que não há nenhum membro da tripulação próximo à porta, bloqueiam-na completamente e, caso tenha alguém com más intenções, essa pessoa não conseguirá entrar.

Foto: Reprodução/Reddit

2. Os pilotos podem usar bigodes espessos ou piercings?
A barba, os bigodes espessos, os piercings e qualquer outro adorno e “protuberâncias” no rosto impedem que piloto utilize a máscara de oxigênio de maneira adequada: ela deve ficar “apertada” no rosto. Portanto, a face do piloto deve estar sempre limpa. Às vezes, uma barba bem baixa é permitida. Caso contrário, em uma situação de emergência, cria um contexto que põe em perigo a vida dos passageiros.

Foto: Reprodução/Reddit

3. O que aconteceria se todos os motores falhassem?
Uma falha completa nos motores acontece muito raramente e, neste caso, há uma instrução especial para reiniciá-los. Mas, mesmo sem motores, a aeronave ainda é capaz de realizar um pouso normal. O caso mais famoso ocorreu com um Boeing 747 que passava sobre a ilha de Java em 1982. Quando o avião passou por uma nuvem de cinzas causada pela explosão de um vulcão, os quatro motores pararam de funcionar. A tripulação conseguiu pousar a aeronave no aeroporto mais próximo e nenhuma das 263 pessoas a bordo ficou ferida.

Foto: Reprodução/Reddit

4. Quanto tempo duram as máscaras de oxigênio?
O nível de oxigênio e pressão dentro do avião são mantidos de forma artificial. Em caso de despressurização da cabine a uma grande altitude, nosso corpo entra em estado de hipóxia (falta de oxigênio) que tem como sintoma delírios, perda dos sentidos, desmaio e posterior falecimento. Portanto, a máscara de oxigênio é fundamental.
As máscaras de oxigênio para passageiros são projetadas para durarem um período de 10 a 15 minutos. Esse tempo é suficiente para que o piloto baixe o avião a uma altitude onde seja possível respirar normalmente. O piloto possui sua própria máscara de oxigênio: ela é maior do que as disponibilizadas aos passageiros e está acoplada diretamente a uma garrafa de oxigênio. Foi projetada para durar mais tempo, possibilitando que ele baixe e até aterrisse a aeronave sem perder a concentração. Antes de cada voo, os pilotos verificam o funcionamento de suas máscaras.

Foto: Reprodução/Reddit

5. Os pilotos dormem no manche?
Uma pesquisa da Associação de Pilotos do Reino Unido mostrou que 56% dos pilotos entrevistados tiveram pequenos cochilos durante o voo. Mas e bom ficar claro que, mesmo nesses casos, não há grandes riscos. Felizmente, as aeronaves modernas quase sempre operam no modo piloto automático. Além disso, os operadores eletrônicos exigem uma resposta de reação constante dos pilotos.
Em voos mais longos, duas tripulações ou três pilotos podem trabalhar ao mesmo tempo, revezando-se uns aos outros para descansar. O piloto, tendo cumprido seu turno, dorme em uma cabine especial. É importante que a tripulação esteja constantemente em comunicação com os operadores e que pelo menos um piloto controle o voo.

Foto: Reprodução/Reddit

6. Por que os aviões muitas vezes não completam a manobra de aterrissagem?
Essa é uma situação comum. Isso é chamado arremeter. Pode acontecer por várias razões, por exemplo, se houver fortes rajadas de ventos laterais ou se o aeroporto estiver temporariamente fechado para um pouso de emergência de um voo especial — o avião em emergência tem prioridade.
Em geral, os passageiros se preocupam pois veem que o avião, que estava quase pousando, de repente se eleva novamente. Na realidade tudo está sob controle.

Foto: Reprodução/Reddit

7. Qual a nacionalidade de um bebê nascido em um avião?
Existem várias opções. A criança pode ter a nacionalidade:
• do país em que a companhia aérea está registrada;
• do país onde nasceu;
• do país onde o avião aterrissou.
Na maioria dos casos, de acordo com a prática, é escolhida a primeira opção. Mas, se você quer registrar seu filho como brasileiro, fique tranquilo. A Constituição no art. 12, permite que, mesmo que tenha nascido num voo sobre outro país e por uma empresa estrangeira, o bebê possa ser registrado como brasileiro. Basta os país fazerem o registro num órgão consular brasileiro. Algumas empresas dão um bônus como presente para os recém-nascidos: a oportunidade de voar de graça em seus aviões para qualquer lugar do mundo, para o resto a vida.

Foto: Reprodução/Reddit

8. Um avião é capaz de aterrissar no piloto automático?
Nas aeronaves modernas, os sistemas de controle automáticos conduzem o avião em sua rota a partir de uma altura de 300 metros e praticamente até seu pouso. Durante a descida, é possível utilizar o piloto automático, porém o comandante precisa ativar esse modo e controlá-lo, fornecendo certas configurações para a manobra.
Muito antes do pouso direto na pista, a aeronave é guiada pelo sistema de pouso por instrumentos, o Epirb. Ele conduz o avião, corrigindo sua trajetória. Esse sistema funciona mesmo se o avião estiver completamente sem energia.

Foto: Reprodução/Reddit

9. O que é mais seguro: um pouso forçado em água ou em terra?
Depende do modelo do avião, mas na maioria dos casos, é mais fácil aterrissar em terra. A água não somente irá inundar rapidamente o avião, como também será mais “dura” do que o solo, devido a sua densidade e consistência. De acordo com as estatísticas, um pouso de emergência em terra tem mais chances de ser bem sucedido do que em água.

Foto: Reprodução/Reddit

10. Como é a alimentação dos pilotos durante o voo?
Em muitas companhias aéreas, é preparado um menu especial para os pilotos, com vários pratos para serem escolhidos: se o comandante quiser frango, o segundo piloto receberá peixe ou carne. Essa é a melhor maneira de evitar intoxicação proveniente dos mesmos tipos de alimentos. Eles comem por turnos e alguns o fazem diretamente atrás do manche, em mesas especiais.
Mas há companhias aéreas onde esta regra não é utilizada e a refeição dos pilotos é a mesma de todos os passageiros.

Foto: Reprodução/Reddit

11. Os pilotos voam na cabine dos passageiros?
Às vezes, os pilotos precisam voar com passageiros de um aeroporto para outro. Se estiverem usando o uniforme a bordo, estão proibidos de dormir, comer ou assistir filmes com fones de ouvidos. A imagem de um piloto em uniforme que realiza tais ações pode causar pânico entre os passageiros. Mas, muitas vezes, pilotos uniformizados voam em lugares reservados na cabine de pilotagem ou na primeira classe.

Foto: Reprodução/Reddit

12. Devemos aplaudir os pilotos?
Na verdade, os pilotos ficam realizados por saber através dos comissários de bordo que sua aterrissagem foi aplaudida. Alguns até param na saída acompanhar os passageiros e agradecer-lhes pessoalmente.

Foto: Reprodução/Reddit

13. Por que há espirais nas turbinas?
A turbina pode trabalhar quase sem produzir sons. Caso alguém se aproxime dela em algum momento enquanto estiver funcionando, será jogado a alguns metros de distância e sofrerá sérios ferimentos. Devido a uma série de acidentes, agora é comum o centro da turbina ser projetado com espirais e/ou outros sinais para mostrar que o motor está funcionando ou está em repouso.

Foto: Reprodução/Reddit

14. Uma pessoa comum é capaz de realizar a aterrissagem de um avião?
Se for uma aeronave moderna, há uma chance de um passageiro comum aterrissar. Uma experiência recente em um simulador demonstrou que uma aeromoça realizou essa tarefa com perfeição. Em muitos casos, pilotar e aterrissar um avião é um mérito de sistemas eletrônicos, desde que, por meio de comunicação via rádio, a pessoa que esteja na cabine receba as indicações corretas.

Foto: Reprodução/Reddit

15. Por que os passageiros não têm paraquedas?
Isso parece estranho, mas, se o avião começar a cair, é muito improvável que um paraquedas salve sua vida. A maioria das pessoas, mesmo em um estado de calma, não será capaz de colocá-lo e pousar com segurança. Para conseguir saltar e não sofrer nenhum dano, o avião deve voar lentamente a uma altitude não superior a 5 mil metros. Mas os jatos comerciais voam a cerca de 10 mil metros. Nessas condições, como já mencionamos no caso das máscaras, a pessoa pode perder a consciência devido ao ar rarefeito e à baixa pressão.
Mas existem aqueles passageiros mais desesperados que levam seus paraquedas na bagagem de mãos. Você pode seguir seu exemplo. No entanto, ter seu próprio paraquedas custará o mesmo que comprar um carro importado.

Foto: Reprodução/Reddit

16. Os pilotos não têm medo de voar?
O maior acidente de avião na história não ocorreu no céu, mas sim na terra. Em 1977, dois aviões colidiram na pista de voo. Como resultado, 583 pessoas morreram. As colisões no ar ocorrem raramente. De acordo com as estatísticas, a maioria dos incidentes ocorre nos primeiros 3 minutos após a decolagem e nos 8 minutos antes da aterrissagem. Entretanto, mesmo depois de uma catástrofe aérea, 95,7% das pessoas sobrevivem.
Se você deseja aumentar suas chances de sobreviver, sente-se nos assentos do meio (entre outros dois passageiros) e na parte traseira do avião. Ou escolha locais próximos às saídas de emergência.

Foto: Reprodução/Reddit

17. O que é pior: bater em um pássaro, estar sob granizo ou relâmpagos atingirem o avião?
O avião é atingido por raios com frequência, porém os passageiros não notam. Em eventos extremamente raros, isso pode levar à desativação da aeronave. Caso isso aconteça, os pilotos possuem diversas instruções para restabelecer as comunicações eletrônicas a bordo e continuar o voo normalmente.
As aves são mais perigosas do que parecem. Devido ao impacto na hélice ou na turbina, é possível que haja a destruição, falha e até mesmo incêndio do motor. Nem todos os para-brisas sobreviveram a uma colisão com um pássaro. Por isso, os aeroportos usam geradores de ruído e até helicópteros para expulsá-los. O granizo não é menos perigoso, mas é possível ser detectado para voar em condições climáticas menos agressivas.

Foto: Reprodução/Reddit

Loading...

Avatar

Artigo escrito por Alex Valadares, engenheiro eletricista por formação e grande admirador do mundo da arquitetura e curiosidades do mundo. Fundador, produtor, editor e roteirista do site X4T e página Portal na rede.

27 fotos de pessoas que estão tendo uns dos melhores dias de todos

18 fotos em que o plano de fundo roubou toda a cena