in ,

18 verdades sobre Dubai que poucas pessoas mostram

Dubai é um dos sete Emirados Árabes Unidos , possui uma área costeira com cerca de 72 Km golfo Pérsico. Sua capital, também chamada Dubai, é a maior cidade dos Emirados Árabes. Fica numa pequena enseada na parte nordeste do estado. Quase 100 por cento da população vive na capital e nas seções construídas nas proximidades.
A grande maioria das vezes que nos deparamos com alguma matéria ou reportagem sobre Dubai, somos apresentados a uma realidade extremamente encantadora, com riquezas, prédios colossais e construções do futuro. Mas mesmo nessa realidade cheia de glamour, notamos que algumas coisas, podem ser um pouco diferentes do que imaginamos. Pensando nisso nossa equipe de redação do site X4T, reuniu uma galeria de fotos mostrando algumas verdades sobre Dubai que poucas pessoas mostram.

Publicidade

1. Desigualdade social.
É claro que existem pessoas muito ricas em Dubai, que esbanjam carros esportivos, produtos extremamente caros e qualquer tipo de bem que possa ser utilizado para fins de ostentação. No entanto, há também a camada mais “baixa” da sociedade de Dubai, que consiste nos trabalhadores estrangeiros que acabam pegando os cargos de menor prestígio. Eles costumam viver em quartos com até cinco outros moradores, e fazem turnos que ultrapassam as 12h.

Foto: Reprodução/Pixabay

2. Custo de vida.
Os salários em Dubai realmente são altos para os cargos mais prestigiosos. No entanto, muitas pessoas que vivem na cidade como trabalhadoras afirmam que o custo para viver no local é bem alto também. Portanto, se mudar para lá não é uma certeza de enriquecimento, ainda que você consiga um bom emprego.

Foto: Reprodução/Pixabay

3. Não existem escolas gratuitas em Dubai.
Um fator que pode encarecer (e até inviabilizar) a vida de pessoas “normais” (que não se enquadram entre os extremamente ricos) em Dubai é o fato de não existirem escolas gratuitas no local. Mesmo as escolas públicas possuem altíssimas taxas, e pagar pela educação dos filhos acaba se tornando um desafio para quem tem as contas apertadas.

Foto: Reprodução/Pixabay

Publicidade

4. Dubai não é uma cidade para pedestres.
O espaço para pedestres e os transportes públicos não são bem projetados ​​aqui. A forma mais popular de locomoção é com seu carro próprio ou táxi.

Foto: Reprodução/Pexels

5. Calor. Muito calor.
O calor em Dubai é extremamente escaldante. Durante o ano, as temperaturas dificilmente baixam de um mínimo de 20ºC, enquanto os picos de calor chegam a ultrapassar os 40ºC. Tudo isso com uma baixíssima umidade, o que acaba aumentando a sensação térmica. Portanto, prepara-se para passar calor se você decidir viajar para lá.

Foto: Reprodução/Pexels

6. Metrô sem motoristas .
O metrô de Dubai foi inaugurado em 2009, com trens elétricos operando em modo totalmente automático. Até 2016, o metrô da cidade era a rede de transporte subterrâneo mais longa do mundo operando sem motoristas. Aliás, esse recorde foi registrado pelo Guinness Book.

Foto: Reprodução/Tim Adams / Wikimedia Commons

Publicidade

7. Até 2030 está previsto que 25% dos policiais em Dubai serão substituídos por robôs.

8. Nem todas as viaturas policiais de Dubai são luxuosas.
Bem, você não vai ver um carro popular sendo usado como viatura policial em Dubai, mas também não é verdade que todas as viaturas são Lamborghini’s e afins. BMW’s, Audi’s e carros de outras montadores até mesmo um pouco mais populares são utilizados para alguns dos carros oficiais.

Foto: Reprodução/Peter Dowley / Wikimedia Commons,

9. Você não pode dormir com alguém sem estar casado.
Os hotéis em Dubai não costumam pedir comprovações de casamento para conceder acesso a quartos de casal. No entanto, a cultura local e as leis proíbem relações sexuais e até mesmo o simples ato de dormir com alguém fora do casamento formal.

Foto: Reprodução/Pixabay

Publicidade

10. Manifestações de afeto em público não são bem aceitas.
Os casais costumam andar de mãos dadas em Dubai, mas beijos, abraços e demonstrações mais afetuosas e íntimas não são aceitas em público.

Foto: Reprodução/Pexels

11. Dubai não é uma cidade ecológica.
Todo o crescimento e desenvolvimento alcançado nos últimos anos por Dubai, uma hora, iria cobrar a conta. A cidade já enfrenta problemas no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável, e já não podemos dizer que se trata de uma cidade amigável ao meio ambiente.

Foto: Reprodução/Pexels

12. As redes sociais não lhe dão total de liberdade para se expressar.
Se você usar as redes sociais para se manifestar contra as autoridades e os poderosos de Dubai, você pode acabar se complicando com a polícia. Da mesma forma, pode não ser uma boa ideia realizar manifestações, protestos e até mesmo atos artísticos em público por lá.

Foto: Reprodução/Pexels

Publicidade

13. A riqueza de Dubai não é resultado apenas da exploração do petróleo.
Você provavelmente já ouviu falar que a riqueza de Dubai teve origem na forte exploração do petróleo por parte dos Emirados Árabes Unidos. Isso não é mentira, mas não explica toda a realidade. Dubai, no começo de seu crescimento, investiu fortemente também no mercado das pérolas. Este negócio permitiu o começo do crescimento da cidade, contribuindo para o posterior sucesso financeiro da região.

Foto: 173007533 © Carabiner | Dreamstime.com

14. Dubai é coberta várias vezes ao ano por um nevoeiro.

Foto: Reprodução/gringuito13 / Reddit

15. A paisagem é muito.
Contudo algumas pessoas afirmam que Dubai é a prova de que a chamada “selva de pedra” também pode ser impressionante.

Foto: Reprodução/Pixabay

Publicidade

16. Carros caros abandonados podem ser encontrados em todos os lugares.

Foto: Reprodução/ andeffect / Reddit

17. Uma máquina onde você pode comprar barras de ouro.

Foto: Reprodução/ Sh3dinja / Reddit

18. O Starbucks é um local considerado como sendo alta gastronomia por lá.

Foto: Reprodução/Pexels

Publicidade

Artigo escrito por Alex Valadares, engenheiro eletricista por formação e grande admirador do mundo da arquitetura e curiosidades do mundo. Fundador, produtor, editor e roteirista do site X4T e página Portal na rede.