in

21 coisas que eram totalmente diferente da forma como conhecemos hoje

O tempo é uma variável que está em constante evolução, todas as coisas sofrem com o deu feito do tempo. Desde o momento em que nascemos estamos sujeitos a aprender coisas novas, desenvolvendo habilidades que podem ser as mais variadas possíveis. Cada indivíduo possui uma percepção do mundo e vive de uma maneira diferente, mas quando paramos para pensar logo percebe-se que é impossível saber de tudo ou viver todas as experiências, uma das grandes limitações disso é o tempo.
É inevitável que quase tudo pode mudar com o passar dos anos, novas tecnologias surgem e os objetos cotidianos ganham novas funções e adaptações surpreendentes. Muita gente nem sequer sabe como era a aparência antiga de coisas utilizadas no nosso dia a dia. Pensando nisso nossa equipe de redação, selecionou uma galeria de imagens que mostram alguns exemplos de modelos raros de itens comuns de hoje em dia, para mostrar a evolução por qual passaram ao longo do tempo. Confira abaixo a galeria completa e você verá a drástica mudança de alguns itens de antigamente e os de hoje em dia.

1. Mouse de computador: o primeiro mouse de computador foi apresentado ao público em uma exposição de dispositivos interativos na Califórnia em 1968. Seu inventor foi o engenheiro americano Douglas Engelbart.


Foto: Reprodução/Depositphotos

2. Aspirador de pó: o aspirador de pó manual (na foto) foi criado nos anos 60 do século XIX. Já os modelos análogos aos atuais, com o motor elétrico, surgiram apenas no início do século passado.


Foto: Reprodução/Depositphotos

3. Aliança: a tradição de usar alianças de casamento existe há milhares de anos: as primeiras versões dessas joias foram encontradas ainda no Antigo Egito. Na foto à esquerda, podemos ver uma aliança do século VI.

Foto: Reprodução/Depositphotos

4. Caixa eletrônico: o protótipo do caixa automático foi desenvolvido por Luther Simjian em 1939. No entanto, por conta de algumas falhas, a invenção ficou parada por mais de 20 anos. Foi apenas nos anos 60 que os caixas eletrônicos começaram a ser usados. A foto de cima mostra o ator Reg Varney (homem de boné) usando o primeiro caixa eletrônico do mundo em uma região ao norte de Londres.

Foto: Reprodução/Depositphotos

5. Ar-condicionado: houve diversas tentativas de filtrar o ar ao longo da história da humanidade. Em 1842, o médico americano John Gorrie elaborou o protótipo de um ar-condicionado moderno, que consistia em um compressor para resfriar o ar e o qual era usado nos quartos de hospitais. Embora Gorrie quisesse expandir o negócio de aparelhos similares, a produção foi estagnada por conta de insuficiência de verbas. A ideia de John, no entanto, foi retomada por outros inventores e, em 1902, o mundo viu o primeiro aparelho de ar-condicionado elétrico.


Foto: Reprodução/Depositphotos

6. Secador de cabelo: acredita-se que o secador de cabelo tenha sido criado pelo estilista francês Alexander Godefroy em 1890. Nos Estados Unidos, contudo, o dispositivo foi patenteado por outro inventor em 1911: Gabriel Kazanjian. O primeiro secador portátil (na foto) foi posto à venda somente em 1920.

Foto: Reprodução/Depositphotos

7. Moeda: as moedas têm sido usadas como unidades monetárias desde o final do século VII a.C. Eram feitas, geralmente, de electro — uma liga natural de outro e prata. A foto exibe as primeiras moedas cunhadas encontradas.

Foto: Reprodução/Depositphotos

8. Cafeteira elétrica: a primeira máquina elétrica de café do mundo, a Wigomat (foto à esquerda), foi lançada na Alemanha em 1954. Foi desenvolvida pelo alemão Gottlob Widmann.

Foto: Reprodução/Depositphotos

9. Relógio inteligente: muitos se enganam ao achar que o primeiro relógio inteligente foi o Apple Watch. As tentativas de criar tal dispositivo começaram muito antes. O Timex Datalink é considerado o primeiro aparelho do tipo, o qual foi uma criação conjunta da Microsoft e da Timex.

Foto: Reprodução/Depositphotos

10. Seringa médica: há muito tempo, já estamos acostumados com as seringas descartáveis de plástico, mas até 1949 elas eram feitas de metal e vidro; além de serem usadas mais de uma vez. Que medo, não é?


Foto: Reprodução/Depositphotos

11. Geladeira: a primeira geladeira elétrica do mundo surgiu em 1913. No entanto, foram utilizadas substâncias tóxicas para que o aparelho pudesse funcionar; além disso, o motor elétrico e o compressor eram tão grandes, que muitas vezes precisavam ser instalados em algum cômodo adjacente à cozinha ou até mesmo no porão.
Mas tudo mudou quando, em 1926, o engenheiro dinamarquês Christian Steenstrup projetou uma geladeira relativamente silenciosa e inofensiva, que seria capaz de comportar o motor elétrico e o compressor na parte superior. Esse modelo exato é o exibido na foto acima.

Foto: Reprodução/Depositphotos

12. Lâmina de barbear: as primeiras lâminas de barbear foram encontradas em algumas culturas da Idade do Bronze. Eram placas metálicas bem finas, geralmente em um formato de meia-lua. Algumas delas ainda tinham uma espécie de cabo para segurar. A foto acima mostra um desses modelos.

Foto: Reprodução/Depositphotos

13. Grampeador: em 1866, o americano George McGill obteve a patente de uma invenção, que servia para prender folhas com grampos de latão (na foto). Foi a partir desse momento que a história do grampeador começou.


Foto: Reprodução/Depositphotos

14. Máquina de fazer waffle: as primeiras máquinas de fazer waffle surgiram nos Países Baixos por volta do século XIV. Consistiam em duas placas de ferro presas uma à outra por meio de dobradiças. O aparelho era, então, colocado sobre o fogo. Já a versão elétrica do dispositivo foi desenvolvida mais tarde pela empresa General Electric em 1911.

Foto: Reprodução/Depositphotos

15. Tênis da Nike: há muito tempo, os tênis Nike Waffle Racer são considerados icônicos, mas poucas pessoas sabem que o cofundador dessas solas famosas, Bill Bowerman, usou uma máquina comum de fazer waffle para criá-las. Na foto acima, podemos ver um dos primeiros doze pares desse modelo. Acredita-se ser o único exemplar que nunca foi usado por ninguém.

Foto: Reprodução/Depositphotos

16. Máquina de venda automática: a primeira menção da máquina de venda automática pode ser encontrada no livro Pneumática do físico da Grécia Antiga Heron de Alexandria: o “aparelho” era destinado à venda de água benta. Os modelos modernos, contudo, surgiram apenas no início de 1880 e vendiam cartões postais, envelopes e selos. A foto à esquerda mostra um modelo de 1904.

Foto: Reprodução/Depositphotos

17. Barbeador elétrico: o primeiro barbeador elétrico foi inventado por John F. O’Rourke em 1898, mas a produção em massa de tais dispositivos começou apenas em 1937. A foto à esquerda exibe o modelo de barbear elétrico Sixtant SM2, que foi lançado pela empresa Braun em 1963.

Foto: Reprodução/Depositphotos

18. Carro de corrida: as primeiras corridas de automóveis começaram no início do século passado. Desde então, não apenas o formato das competições mudou, mas também os próprios veículos automobilísticos.


Foto: Reprodução/Depositphotos

19. Absorvente higiênico: os primeiros absorventes descartáveis começaram a ser vendidos em 1888. Eram fixados a um cinto especial e lembravam as gazes. Já os modelos autoadesivos com os quais estamos habituados hoje foram disponibilizados às mulheres somente nos anos 70 do século passado.

Foto: Reprodução/Depositphotos

20. Controle remoto: o primeiro controle remoto foi um modelo criado pela marca Philco, chamado de Mystery Control (na foto). Era à base de bateria e foi projetado para receptores de rádio, fabricados pela própria empresa.

Foto: Reprodução/Depositphotos

21. As roupas esportivas das tenistas: hoje, as tenistas encantam os fãs com suas saias e seus vestidos curtos e coloridos, mas nem sempre foi assim. Até os anos 20, as mulheres iam às quadras de tênis com saias maxi e sobretudos “de vovó”. Ninguém sabe ao certo como elas conseguiam se movimentar livremente durante o jogo com roupas tão limitantes. Mas, ao que parece, não devia ser fácil.

Foto: Reprodução/Depositphotos

Loading...

Avatar

Artigo escrito por Alex Valadares, engenheiro eletricista por formação e grande admirador do mundo da arquitetura e curiosidades do mundo. Fundador, produtor, editor e roteirista do site X4T e página Portal na rede.

25 pessoas que não esperavam muito, mas tiveram uma bela surpresa

24 noivas antes e depois da maquiagem no dia do seu casamento