in

21 mensagens ocultas que estão subentendidas em alguns logotipos famosos

Por definição, o logotipo, conhecido popularmente como logo, é o distintivo ou emblema formado por letras, abreviaturas, entre as alternativas mais comuns, peculiar e particular de uma empresa, produto ou determinada marca. Normalmente o logo inclui algum símbolo que permite aos seus observadores associá-lo de imediato com a marca, empresa ou produto em questão. Algumas marcas famosas possuem logos conhecidos praticamente por quase todos seus consumidores um exemplo são as empresas Apple, BMW, Facebook, dentre outras.
O que muitas pessoas não param para analisar é que a maioria dessas logomarcas famosas sempre possuem uma mensagem escondida que remete e representa de forma criativa a marca. Pensando nisso nossa equipe de redação do site X4T selecionou as mensagens que estão subentendidas em alguns logotipos famosos. Vale a pena conferir!

1. Sony Vaio: as duas primeiras letras do logotipo Sony Vaio são uma onda, que simboliza o sinal analógico; e as duas últimas parecem os números 1 e 0, os símbolos do sinal digital. Você já reparou nisso?

Foto: Reprodução/ADME

2. Unilever: a empresa buscou, em seu logotipo, mostrar que atua em uma série de segmentos, de margarinas a shampoos, de sabão em pó a maionese e pasta de dente. Mas esses símbolos vão além: por exemplo, o coração (presente no logo da Becel) significa amor, cuidado e bem-estar; a ave (que está no logo de Dove) simboliza a liberdade, a libertação das preocupações cotidianas e o prazer da vida.

Foto: Reprodução/ADME

3. Formula 1: se você olhar de perto para o espaço entre a letra “F” e as listras vermelhas, vai notar a o número 1. O logotipo transmite a sensação de velocidade.

Foto: Reprodução/ADME

4. BMW: a história da BMW começou a partir da aviação, e o logotipo da empresa permanece fiel às suas raízes. Contrariamente ao entendimento de que o centro do logotipo BMW representam hélices, trata-se apenas de um fragmento da bandeira da Baviera, uma das mais importantes da Alemanha, onde fica a sede da empresa.

Foto: Reprodução/ADME

5. Apple: Rob Yanoff, o designer que inventou o logotipo da Apple, disse: “Eu comprei um saco de maçãs, coloquei-o em uma tigela e as desenhei durante uma semana, tentando simplificar os detalhes. Morder a fruta fazia parte do experimento e, por acaso, “byte” (mordida, em inglês), acabou se tornando um termo da computação (a unidade de medida de memória)”. O logotipo colorido da Apple tinha de refletir o fato de que a empresa estava produzindo computadores com monitores coloridos, novidade na época. Em 1998, com o retorno para a empresa de Steve Jobs e com o surgimento de novos computadores, os projetistas decidiram usar a versão monocromática.

Foto: Reprodução/ADME

6. Sun Microsystems: o logotipo de Sun é uma das mais famosas ambigramas do mundo. A palavra sun pode ser lida de cada ângulo do quadrado. O logotipo foi criado pelo professor da Universidade Stanford, Vaughan Pratt.

Foto: Reprodução/ADME

7. Continental: a alemã Continental é um famoso fabricante de pneus. Olhando nas duas primeiras letras é possível ver a imagem de um pneu.

Foto: Reprodução/ADME

8. Big Ten: essa empresa é uma organização acadêmica americana criada em 1896. Até 1990, a empresa era constituída por 10 universidades, mas em junho elas se juntaram à Universidade da Pensilvânia. Ninguém nesta sociedade queria mudar seu nome, simplesmente adicionaram o número 11 ao logotipo.

Foto: Reprodução/ADME

9. Mercedes-Benz: o logotipo da Mercedes-Benz é um símbolo de segurança corporativa em sua perfeição. A estrela de três pontas simboliza a sua superioridade em todas as áreas, tanto na terra como no ar e na água.

Foto: Reprodução/ADME

10. NBC: no início dos anos 50, a NBC pertencia à empresa RCA, que começou a produzir televisores em cores. Com esta colorida cauda de pavão, a empresa tentava mostrar às pessoas que continuavam vendo TV em preto e branco o que estavam perdendo.

Foto: Reprodução/ADME

11. Eighty 20: ela é uma pequena empresa de consultoria da África do Sul. Muitos acreditam que seu logotipo não tem nenhuma relação com o seu nome. Mas se você imaginar que os quadrados escuros são os números “1“ e os claros, ”0″, a linha superior se lê como 1010000 e a inferior, como 0010100, que em binário significa 80 e 20.

Foto: Reprodução/ADME

12. Toblerone: o famoso fabricante de chocolates tem como sede, Berna, na Suíça. Que também é conhecida como a cidade de ursos. É por isso que a Toblerone incluiu em seu logotipo a silhueta desse animal — em branco, na montanha. Percebeu?

Foto: Reprodução/ADME

13. Baskin Robbins: as partes da cor rosa de “BR” compõem o número 31: número de sabores de sorvete que a Baskin Robbins produzia. A empresa, de origem americana, é conhecida por seus sorvetes, super apreciados nos Estados Unidos.

Foto: Reprodução/ADME

14. Carrefour: você já olhou com atenção o logo da rede de supermercados francesa? Se você pensa que se trata de uma seta, olhe com mais atenção…veja como há um C, em branco entre o vermelho e o azul. Por sinal, a sequência vermelho, branco e azul é a mesma da…se você pensou na bandeira da França, acertou.

Foto: Reprodução/ADME

15. Milwaukee Brewers: este é o nome de uma equipe de beisebol profissional do Estado de Wisconsin, Estados Unidos. Seu logotipo é feito das letras “m“ e ”b” e se parece com uma luva de beisebol.

Foto: Reprodução/ADME

16. Greenlabs: as folhas da árvore representam o cérebro, o que significa que a empresa tem como foco o potencial intelectual de seus funcionários e também reflete o seu nome: verde (“verde“) e labs (”laboratórios”).

Foto: Reprodução/ADME

17. FedEx: um dos mais geniais. Este logotipo que já vimos muitas vezes tem um símbolo simples, direto, mas meio escondido. Se você olhar atentamente para o espaço entre as letras “E“ e ”x”, verá uma flecha branca. A flecha simboliza velocidade e precisão: dois princípios dessa empresa. Curiosamente, as pessoas que notam essa flecha, acabam por vê-la antes da palavra em si.

Foto: Reprodução/ADME

18. Hope for African Children Initiative: é um logotipo de uma organização social dedicada a ajudar as crianças da África. Se você olhar bem, conseguirá perceber a imagem do Continente Africano, o perfil de uma criança e de um adulto como um símbolo de apoio.

Foto: Reprodução/ADME

19. Amazon: à primeira vista, o logotipo da Amazon não tem nada de especial, mas ajuda a entender a filosofia desta marca. A flecha amarela se parece com um sorriso: a Amazon.com quer que todos os seus clientes fiquem satisfeitos. A flecha também conecta as letras “A“ e ”Z”, o que implica que esta loja tem absolutamente de tudo, de A a Z.

Foto: Reprodução/ADME

20. Yoga Australia: logo pouco conhecido aqui, mas que achamos interessante. Um truque semelhante ao da organização para ajuda na África também é usado no logotipo dos amantes da ioga na Austrália. Entre o braço e a perna da garota, é possível perceber o contorno exato do mapa do país.

Foto: Reprodução/ADME

21. FacebooK: algumas pessoas afirmam que o logo da famosa rede social lembra muito uma pessoa usando seu celular, representando a praticidade de que ela pode ser acessada rapidamente em qualquer local.

Foto: Reprodução/ADME

Loading...

Avatar

Artigo escrito por Alex Valadares, engenheiro eletricista por formação e grande admirador do mundo da arquitetura e curiosidades do mundo. Fundador, produtor, editor e roteirista do site X4T e página Portal na rede.

23 pássaros ou aves mostrando que eles também podem ser vacilões

Estas pessoas se arrependeram de ter feito uma tatuagem na adolescência