in ,

27 fotos falsas que muitos na internet já acreditaram

O Photoshop é um software caracterizado como um poderoso e conhecido editor de imagens considerado o líder no mercado em seu segmento de edição de imagem profissionais, todos sabemos que esse programa tem potencial de causar transformações impressionantes nas imagens digitais e quase sempre é usado para melhorar os efeitos visuais proporcionando assim a capacidade de realizar uma possível correção. Hoje em dia até mesmo os aparelhos mais singelos possuem ótimas câmeras e com conexão direta com a internet, tornando fácil registras as mais variadas fotos e assim disponibilizá-las rapidamente nas diferentes redes sociais.
Dessa maneira, você já sabe que não devemos confiar em tudo que encontramos na internet, muitas vezes nem imaginamos o que está por trás daquelas belas fotos convidativas que encontramos nas redes sociais. Provavelmente ela pode ser uma imagem maravilhosa quando finalizada mas quando observamos mais de perto e até mesmo por trás das câmeras, logo percebemos que algumas imagens não condizem nada com a realidade dos fatos, assim vale ressaltar que nunca é sábio acreditar em tudo que se vê postado nas redes sociais.
Pensando sobre o assunto, nossa equipe de redação do site X4T selecionou uma galeria de fotos falsas que muitos na internet já acreditaram.

Anúncios

1. Tubarões em centro científico do Kuwait.
Em 2012, as redes sociais ficaram em polvorosa com a surpreendente notícia sobre um incidente no Kuwait. A sala de um centro científico teria sido inundada após o rompimento de um tanque cheio de tubarões. Mas na verdade, a imagem não tinha nada a ver com o Kuwait. Essa foto foi feita numa estação de trens de Toronto, Canadá, quando, durante obras de reforma, um cano foi atingido. E não, não havia tubarões.

Foto: Reprodução/Imgur e Imgur

Anúncios

2. Um dente de tubarão preso na vértebra de uma baleia.
Os fósseis de um dente e a vértebra de uma baleia da foto acima são reais, só que foram encontrados em diferentes lugares e em diferentes momentos. E um vendedor esperto os combinou habilmente em apenas uma escultura. Isso foi o que disse o proprietário do artefato. E se realmente se tratasse de um dente de megalodonte preso na vértebra de uma baleia, então custaria milhões de dólares e o mais provável é que estaria em algum museu arqueológico.
Na verdade, a foto foi compartilhada na Internet desde 2012, e em determinado momento o ’achado arqueológico’ até poderia ser comprado por apenas 125 dólares.


Foto: Reprodução/GallowBoob / Reddit

Anúncios

3. Grafite refletido na água.

Foto: Reprodução/ Bonnie817 / Reddit

Esta foto virou febre em muitos sites da Internet. Mas a verdade é que trata-se de uma imagem trabalhada num editor gráfico tipo Photoshop. O muro realmente existe, foi feito em um edifício localizado na cidade lituana de Marijampole. O autor do trabalho é Ray Bartkus, um mestre de arte de rua, que pintou os desenhos ao contrário de propósito, para que a imagem correta refletisse na água. Só que o desenho é visto de maneira mais perfeita quando a superfície do rio está absolutamente lisa — uma situação muito rara de ocorrer. Do contrário, o reflexo é visto assim, ou seja, na primeira foto, o reflexo na água foi feito com Photoshop.

Foto: Reprodução/Reddit

Anúncios

4. Um filhote de alce e um de lince que se refugiaram dos incêndios da Califórnia debaixo de uma mesa de escritório.
“Algumas pessoas encontraram, em uma empresa, um filhote de lince e um de alce que se escondiam debaixo da mesa, fugindo dos incêndios florestais na Califórnia.” Foi com essa descrição que essa foto ficou famosa em diversas redes sociais, como Reddit, Pikabu, Twitter e outras.

Foto: Reprodução/junkyardmessiah / Reddit

A foto é real, mas é publicada a cada vez que há algum incêndio florestal em algum lugar dos Estados Unidos. O contexto é diferente em cada caso: a imagem em si foi tirada em maio de 2009 por uma equipe sem fins lucrativos de resgates de animais. Durante um incêndio em Santa Bárbara (Califórnia), esses pequenos foram encontrados próximo do rancho de Arnold Schwarzenegger. E como os recintos das equipes de resgate haviam sido destruídos pelo fogo, os pequenos animais precisaram ser temporariamente postos em uma sala de uma empresa. É curioso que o lince bebê foi quem correu até o cervo e deitou com ele, fazendo um “bolinho”. Mais tarde, um dos membros da equipe de resgate levou os animais para casa, já que temia que não sobrevivessem na natureza. Posteriormente, até compartilhou um vídeo com o lince já crescido e super dócil. Você pode ver AQUI

Anúncios

5. Ano novo em Paris.
Esta popular imagem da Internet supostamente mostra centenas de fogos de artifício em Paris na véspera do Ano Novo. No entanto, a foto é falsa, e aqui há algumas provas. Primeiro, no Ano Novo, os fogos geralmente são lançados da Torre Eiffel. Em segundo lugar, todos os fogos de artifício da imagem estão localizados em um mesmo plano. Em terceiro lugar, os usuários da rede que vivem em Paris afirmam que a foto é falsa.

Foto: Reprodução/ britainunwrapped / Reddit

E, finalmente, veja como são os fogos de artifício sobre a Torre Eiffel em 14 de julho, o Dia Nacional da França.

Foto: Reprodução/BuckeyeEmpire / Reddit

Anúncios

6. “Dia típico na Rússia”
Esta imagem aparece seguidamente na Internet com este título ou um similar (por exemplo, “O Expresso Polar”). Afirma-se que seja um verdadeiro urso polar, que desce de um metrô em algum lugar na Rússia. Você vai se surpreender, mas a foto é real, tirada na cidade tcheca de Brno, e não teve manipulações em Photoshop. No entanto, o urso não é de verdade, é uma fantasia que dois ativistas do Greenpeace vestiram. O urso fazia parte da campanha “Proteger o Ártico” e “passeava” pelas cidades da Europa para chamar a atenção sobre os problemas que surgem no Ártico devido à excessiva produção de petróleo e a pesca.


Foto: Reprodução/Moaml99 / Reddit

Anúncios

7. Um ganso que ficou colado em uma tubulação congelada esquenta debaixo de sua asa um cachorrinho
No fim de janeiro, nas redes sociais, centenas de milhares de pessoas compartilharam uma publicação com a foto de um ganso que tremia de frio, colado a uma tubulação congelada, mas que aquecia um cachorro debaixo de suas asas. Supostamente foram encontrados em Montana, EUA. Mesmo que a imagem seja real, ela foi feita há muito tempo e, talvez, não nos Estados Unidos. Também é bastante provável que a história tenha sido inventada. Essa imagem viralizou nos sites e redes sociais chinesas desde 2017. A primeira publicação que encontramos foi feita em março de 2017 em um blog na plataforma de notícias chinesa NetEase.O texto abaixo da foto diz que o filhote estava sentado ao lado de uma estrada e tremia de frio. Alguns gansos passavam por perto, o cachorro correu até um deles, que o cobriu com suas asas. A NetEase permite que os usuários publiquem seu próprio conteúdo e isso significa que nem sempre são as mesmas pessoas que publicam a descrição das fotos; portanto, não se pode saber com exatidão a veracidade da história.


Foto: Reprodução/Facebook

Anúncios

8. Um trabalhador destruiu a Mercedes de seu chefe porque não era pago há meses.
Há pouco tempo, viralizou na Internet um gif com um trabalhador que esmaga, com uma enorme escavadeira, um carro que supostamente pertence ao seu chefe. É uma espécie de vingança pelo fato de estar com o salário atrasado. Ou, pelo menos, é o que diz o título da imagem na rede social Reddit. Como era de se esperar, nada disso é verdade. O automóvel foi amassado durante uma campanha publicitária para a empresa de seguros Allianz24, na Suíça. Há até um vídeo no YouTube sobre os preparativos para gravar este vídeo. Um dado curioso: o motor e os líquidos foram retirados da Mercedes antes que ela fosse esmagada.


Foto: Reprodução/ Pirate_Redbeard / Reddit

Anúncios

9. Um transatlântico despeja resíduos no mar aberto.
A legenda desta imagem publicada há pouco tempo no Facebook diz que este barco despeja dejetos humanos diretamente no mar aberto. Quando a mensagem viralizou e os usuários começaram a escrever comentários indignados, o diretor nacional do meio-ambiente do Uruguai, Alejandro Nario, interveio. Escreveu em seu peril no Twitter que esta imagem mostra o momento em que o cruzeiro arranca os motores de suas turbinas para ancorar mais adiante. E as manchas marrons são areia e limo que se elevaram do fundo do mar.


Foto: Reprodução/Facebook

Anúncios

10. A “Turtle Mountain” é na verdade bem mais simples do que parece.

11. O gatinho não possui uma sobrancelha, isso foi apenas uma montagem que circulou na internet. Mas o bigode é real sim!

Foto: Reprodução/Reddit Spanky8520 e Imgur

Anúncios

12. Você certamente já viu essa imagem do piloto tirando uma selfie perigosa, certo? Bom, aqui está a verão original dela.

Foto: Reprodução/Quora

13. O “castelo mágico” é uma fusão de uma rocha na Tailândia com um castelo na Alemanha.

Foto: Reprodução/ Facebook / wikipedia / wikipedia

Anúncios

14. Veneza congelada. Essa foi uma montagem feita a partir das imagens de Veneza e do lago Baikal congelado, na Rússia.

Foto: Reprodução/nois7 / Instagram e Pexels

15. O erro na escola de arquitetura também é uma farsa.

Foto: Reprodução/Reddit e Imgur

Anúncios

16. Nuvens lenticulares perfeitas. A imagem de fato existe, mas foi aprimorada por Photoshop.

Foto: Reprodução/Imgur e ChexGajjar / Imgur

17. Gatos dançarinos numa festa louca.
Esta fotografia ficou bem conhecida na internet, Os animais foram adicionados por Denis Shostak — o autor e o herói da foto. Ele contou isso ao portal “Memepedia”. Denis a publicou no site de entretenimento Pikabu com o titulo “Quando você é um party maker (animador de festas) do campo” e então a imagem se espalhou pela Internet com a velocidade da luz.

Foto: Reprodução/Deniska.555 / Pikabu e TheVirQ / pikabu, GriFone / pikabu

Anúncios

18. Um elefante ajudando a leoa.
Uma mensagem surpreendente foi compartilhada pela conta do Twitter do Parque Nacional Kruger, na África do Sul. “Estávamos seguindo uma leoa que carregava seu filhote e ela estava muito cansada. O elefante abaixou a tromba, o filhote saltou e foi levado pelo elefante!”. A imagem foi uma piada do Dia dos Santos Inocentes.

Foto: Reprodução/ LatestKruger / Twitter e Felix Andrews / Wikimedia Commons

19. As redes sociais ficaram loucas com esta fruta completamente estranha. Chamada de melancia azul.
Porém há um detalhe nessa delícia: ela não existe.

Foto: Reprodução/naturalchocolate / Tumblr

Anúncios

Imagem sem edições!

20. Lula gigante em praia da Nova Zelândia .
Em março de 2015, as redes sociais foram sacudidas por uma notícia segundo a qual uma lula gigante tinha encalhado na praia de Punakaiki, na Nova Zelândia. Só que a foto não passava de mais uma “vítima” dos mestres do Photoshop. A imagem original havia sido feita em junho de 2012 na praia de White Rock, Columbia Britânica, Canadá, local onde uma baleia tinha encalhado.

Foto: Reprodução/kenh14.vn e Black Press TV/youtube.com

Anúncios

21. A imagem de um urso perseguindo um ciclista é, na verdade, uma imagem só do urso. Estima-se que a foto tenha sido tirada no Parque Nacional de Yellowstone.

Foto: Reprodução/ generaljones / Imgur e Adonis Arias / Tumblr

22. Dentões em filhote de emu.
Claro, emas não têm dentes assim. Parece que alguém adicionou uma fileira de dentes de tubarão ao pássaro.

Foto: Reprodução/ hoaxes.org e Christian Jansky

Anúncios

23. Montanha do cão, foi criada através de uma montagem. Na foto original a montanha é bem comum.

Foto: Reprodução/martijn.schrijver / Instagram e Hossein Soltanloo / Unsplash

24. A ilha que parece uma lua com uma estrela, na verdade,  é só a lua.

Foto: Reprodução/SurferChick / Imgur e Bossfrog / Wikipedia

25. A suposta imagem do “festival Hindu” é, na verdade, uma foto de satélite Photoshopada para ficar colorida.

Foto: Reprodução/ TheMindBlowing / Twitter e NASA / Suomi NPP satellite

26. Uma vaca deitada sobre um automóvel.

Foto: Reprodução/SelimAtalayNY / Twitter e Stefan Mitrică / Pinterest

27. Um jovem mistura arroz com maestria.

Foto: Reprodução/GeneReddit123 / Reddit

Também parece a você que o fotógrafo conseguiu capturar o momento exato em que o rapaz mexia o arroz? Na verdade, o arroz é falso. Na verdade, tudo é falso. É uma escultura que pode ser encontrada em uma loja de Tóquio que vende comida e pratos falsos.

Foto: Reprodução/Imgur

Artigo escrito por Alex Valadares, engenheiro eletricista por formação e grande admirador do mundo da arquitetura e curiosidades do mundo. Fundador, produtor, editor e roteirista do site X4T e página Portal na rede.

26 fotos incríveis que não foram retocadas com Photoshop

27 coisas que ocorrem quando o calor passa do ponto