in

8 coisas que os garçons detestam que os clientes façam

Como vivemos em sociedade, é muito importante que hajam regras, deixando bem claro os limites que devemos respeitar. Mas existem algumas regras sociais que são estabelecidas para demonstrar os bons costumes de etiqueta. Quando vamos a um bom restaurante, é importante seguirmos algumas regras sociais.
Pensando nisso nossa equipe de redação do site X4T, selecionou uma lista contendo alguns conselhos e dicas de alguns garçons, que tem o intuito de facilitar a comunicação para que a interação entre cliente e profissional seja o mais agradável possível. Confira abaixo esta lista de conselhos.

1. Limpar depois de um incidente: Quebrou um prato ou derrubou um copo com bebida? Espere o garçom, ele resolverá imediatamente toda a inconveniência. Peça desculpas, mas não queira ser parte da solução do problema. Do contrário, além de limpar a mesa, os profissionais do restaurante poderão ter que cuidar da sua mão cortada em pedaços de vidro.


Foto: Reprodução/Reddit

2. Fazer o pedido logo de cara: achamos que fazer com que o garçom venha até nossa mesa várias vezes para pegar nosso pedido é inadequado, então decidimos dar uma olhada rápida no cardápio e escolher um prato imediatamente. Só que, para saber o que o restaurante oferece e tomar uma decisão, é preciso tempo. Na maioria das vezes, enquanto você confere o menu, o garçom aproveita para anotar o pedido daquelas pessoas que já estão prontas para pedir. Assim, não hesite em pedir que o profissional espere um pouco para ir à sua mesa. A equipe do restaurante irá agradecer.


Foto: Reprodução/Reddit

3. Escolher a mesa por conta própria: um casal apaixonado que quer ter um jantar romântico sempre quer escolher, por conta própria, uma mesa para dois. Afinal, para que chamar o gerente e atrapalhar o trabalho dele? Se você pensa assim, está errando, distribuir os clientes pelo estabelecimento é responsabilidade do gerente, e ele tem seu próprio sistema para isso. Se quiser realmente parecer amável, não interfira no trabalho estabelecido pela casa. Do contrário, é possível que o garçom nem sequer perceba sua presença e que você fique esperando meia hora para ser atendido. Sem falar que é muito agradável receber as boas-vindas ao chegar no local, não é mesmo?


Foto: Reprodução/Reddit

4. Exagerar nos agradecimentos: caso tenha realmente gostado do serviço, da cozinha e do lugar de maneira geral, certamente vai querer agradecer de todo coração aos envolvidos no preparo daquela bela experiência gastronômica. Os garçons são unânimes em afirmar que, entre os clientes mais problemáticos estão aqueles alegres e gentis demais. Via de regra, eles sentem vontade de agradecer pessoalmente a cada profissional: ao chef, ao gerente, ao dono no restaurante, etc. Mas não devemos distrair os funcionários do lugar, afinal, enquanto você agradece, o jantar de alguém fica esfriando e outros clientes não conseguem fazer seus pedidos. Um simples “obrigado” e uma gorjeta são suficientes. Um elogio em sites especializados também conta pontos.


Foto: Reprodução/Reddit

5. Não avisar quando algo sai errado: às vezes, algo nos desagrada: o prato esfriou, o garçom esqueceu dos guardanapos ou não trouxe o açúcar que você pediu para o café. Somos humanos e cometemos erros. Então não hesite em lembrar o garçom daquilo que pediu. O mais provável é que, com tantas coisas para fazer, tenha simplesmente esquecido. Mas, claro, fale de maneira educada, os funcionários de restaurantes e lanchonetes querem ver os clientes satisfeitos. Esse é seu trabalho e também a garantia de uma recompensa em forma de gorjeta. Portanto, é melhor dizer logo de cara o que não está do seu agrado do que permanecer emburrado e deixar o garçom sem gorjeta.


Foto: Reprodução/Reddit

6. Ajudar o garçom: alguns clientes se sentem incômodos diante de tanto trabalho realizado pelos garçons e, por isso, se apressam para tentar ajudá-los: tiram os pratos com comida da bandeja ou entregam aqueles que estão vazios, por exemplo. Mas agindo assim, você não estará ajudando-os, e sim atrapalhando. Tirar um prato da bandeja pode atrapalhar o equilíbrio, fazendo com que o garçom deixe cair todo o pedido. Se quiser realmente ajudar, retire da mesa apenas seus itens pessoais: telefone, carteira, chaves, etc.


Foto: Reprodução/Reddit

1. Empilhar os pratos: se você empilha os pratos sujos achando que vai facilitar a vida do garçom? Então não faça mais isso, cada profissional tem sua própria técnica para levar os pratos, e sua ajuda pode acabar tornando-se um trabalho adicional para ele. Outro erro comum dos clientes é colocar o prato vazio na borda da mesa, para mostrar que já estão satisfeitos. Isso não é necessário, pois um bom garçom pergunta se pode retirar a louça e os talheres.


Foto: Reprodução/Reddit

8. Pedir algo a outro garçom: é possível que seu garçom esteja ocupado na hora em que você precisa de ajuda. Sem querer incomodá-lo você acaba recorrendo a outro. Só que, com isso, você acaba atrapalhando os dois profissionais. Os funcionários podem acabar tendo problemas com a conta por causa disso. Evite gerar confusões e seja paciente. Na maioria dos casos, os garçons não precisam da nossa ajuda. Só querem que os clientes sejam educados e receber uma gorjeta, caso o serviço tenha sido satisfatório.


Foto: Reprodução/Reddit

Loading...

Avatar

Artigo escrito por Alex Valadares, engenheiro eletricista por formação e grande admirador do mundo da arquitetura e curiosidades do mundo. Fundador, produtor, editor e roteirista do site X4T e página Portal na rede.

19 vezes que os hóspedes foram surpreendidos com inovações feitas pelos hotéis

Por mensagem patroa demite empregada por usar banheiro