in

8 sinais que sua língua pode apresentar que mostra indícios de como está sua saúde

Por definição a língua é um órgão muscular recoberto de mucosa, situada na boca e na faringe, ela é responsável pelo sentido do paladar e ainda auxilia na mastigação, deglutição e na produção de sons.
Fomos educados desde pequenos para que não sair mostrando a língua por aí por qualquer motivo, já que esse é considerado um ato muito mal educado. Mesmo assim devemos dar muita atenção à língua já que essa parte do corpo, pode mostrar muitos sinais de como está a nossa saúde.
Pensando nisso, nossa equipe de redação do site X4T, reuniu uma lista como sinais que a nossa língua apresenta e que podem dizer bastante sobre a nossa saúde. Vale a pena conferir a lista completa abaixo!

1. Uma língua saudável deve ter essa aparência.
O tamanho das papilas não importa, mas ela deve ser rosada e limpa. A recomendação dos médicos é a limpeza da boa por dois minutos, ao menos 2 vezes ao dia, incluindo a escovação da língua e dos dentes.


Foto: Reprodução/Lifebuzz

2. Alguns pontos brancos podem aparecer ou a língua pode ficar toda branca.
Isso é a chamada saburra lingual, uma massa de células mortas, bactérias, muco e restos alimentares. Essa condição é uma das principais causas de mau hálito, mas na maioria das vezes, basta melhorar a higiene. Mas se for persistente ou causar dor, melhor procurar um médico, já que pode significar candidíase oral ou até mesmo algum sinal de câncer.


Foto: Reprodução/Lifebuzz

3. Existe ainda a língua geográfica.
Trata-se de uma língua com manchas avermelhadas e lisas na língua. Não é uma doença, e nem está aliada à alguma infecção, é simplesmente uma característica da língua. Em alguns casos, pode dar uma sensação de queimação, mas basta não comer nada quente, salgado, picante ou ácido.


Foto: Reprodução/Lifebuzz

4. Língua inchada ou muito vermelha.
Pode ter sido um machucado feito por algo quente ou muito picante. Mas se isso não tiver acontecido, pode indicar a falta de vitaminas (ácido fólico ou vitamina B-12).
Uma sensação de dor ou queimação é comum no período após a menopausa, o que exige uma pasta de dente mais suave


Foto: Reprodução/Lifebuzz

5. Feridas ou lesões.
Caroços irregulares, úlceras e feridas por mais de 6 semanas são mesmo preocupantes. São sinais de infecções, inflamações ou até mesmo câncer.


Foto: Reprodução/Lifebuzz

6. A língua pode ficar marrom e cabeluda!
Pode parecer muito alarmante, mas não é o que parece. É apenas um sintoma de uma severa falta de higiene. Também é mais comum em pessoas que tomam muito café e chá, ou que tomam medicamentos com bismuto. Mas você deve estar se perguntando: “como assim? Cresce pelo na língua?”. Na verdade, as papilas aumentam de tamanho e ficam parecendo pelos.


Foto: Reprodução/Lifebuzz

7. Ondulações.
Ondulações na lateral da língua também merecem atenção. Isso acontece poque a língua está inchada e começa a ganhar as marcas dos dentes. O problema é descobrir o motivo do inchaço, que pode ser desidratação, alergias, ATM, e deficiência do qi do baço.


Foto: Reprodução/Lifebuzz

8. Fissuras.
Também não apresenta nenhum mal. É apenas uma característica da língua. O importante é fazer uma boa higienização da língua para que restos de comida não se acumulem nessas fendas.


Foto: Reprodução/Lifebuzz

Avatar

Artigo escrito por Alex Valadares, engenheiro eletricista por formação e grande admirador do mundo da arquitetura e curiosidades do mundo. Fundador, produtor, editor e roteirista do site X4T e página Portal na rede.

22 momentos registrados em fotos que algo deu terrivelmente errado

21 coisas únicas, que poucas pessoas tiveram a oportunidade de ver na vida