in ,

Ilustrações mostram como funcionam 19 truques de mágica super famosos

Por definição, mágica é a criação de ilusão por meio de truques e artifícios, em que o mágico utiliza habilidades e agilidade; para produzir uma determinada forma de ilusionismo com o intuito de entreter um grupo de pessoas.
A magia nos seduz, independentemente da idade, bons truques nos fascinam e, não importa quantas vezes os observemos, eles nos mantêm curiosos e ansiosos na beira de nossos assentos até o final. Quanto mais profissional e impressionante o número, mais intenso é o nosso desejo de saber o que está por trás dele, a maioria dos números de mágica consiste de uma preparação meticulosa, prática e a arte de fazer o público ver o que quer.
Dessa maneira, nossa equipe de redação do site X4T, reuniu uma lista de alguns segredos de truques de mágica mais conhecidos da história. Observando essas explicações bastante simples, você descobrirá como esses números são realizados. Vale a pena conferir!

Publicidade

1. Um pedaço de tecido em movimento

Foto: Reprodução/Incrível Clube
Este truque inclui um pedaço de tecido colorido que se move como se houvesse uma criatura escondida embaixo dele.
Como isso é feito: o ilusionista usa um lenço colorido que esconde um pedaço de arame fino em uma de suas bordas. Uma extremidade do cabo está levemente dobrada e, quando pressionada, o mágico faz o cabo subir. É assim que se cria a ilusão de ótica de que o tecido está em movimento, e o padrão colorido do lenço ajuda a distrair a atenção do público dos pequenos detalhes.

2. Atravessar uma bexiga com uma agulha

Foto: Reprodução/ Incrível clube
Uma agulha de tricô atravessa uma bexiga sem que ela exploda. Na verdade, esse truque é muito fácil de executar
Como isso é feito: você deve cobrir completamente a agulha com óleo. Os lugares onde se fura a bexiga são cruciais. Empurre a agulha através dos pontos “fortes” do balão, onde a camada de látex é mais espessa. Essas áreas estão na parte superior e no bico.
Você deve certificar-se de passar a agulha através destes 2 pontos e, assim, a bexiga não irá explodir.

3. Restaurar a corda que foi cortada

Foto: Reprodução/Incrível Clube
O ilusionista corta a corda em 2 partes, depois dobra as metades em uma mão, faz alguns movimentos misteriosos com a outra mão e depois nos mostra uma corda intacta sem cortes.
Como isso é feito: o ponto é que aquilo que o mágico corta não é realmente a corda original, mas uma pequena corda idêntica que se estende na mesma mão que segura a outra corda. Ele esconde a peça cortada e mostra o cordão original intacto.

Publicidade

4. Resolver um problema matemático com um giz mágico

Foto: Reprodução/Incrível Clube
No início deste truque, os espectadores veem duas lousas pequenas. O mágico escreve um problema matemático em uma delas. O espaço da solução é deixado em branco. Então, as duas lousas são unidas de frente, uma na outra com um pedaço de giz entre elas. O mágico sacode as lousas, depois as separa e os espectadores veem a solução do problema escrita exatamente onde deveria estar.
Como isso é feito: uma das lousas contém uma outra, secreta, que se encaixa no seu quadro. Nela o problema matemático e sua solução já estão escritos. Ela é colocada sobre a lousa original com a face para baixo e, assim, os números não são vistos. Quando o mago as sacode unidas e depois as separa, o que os espectadores veem é essa lousa secreta que cai e se encaixa na original.

5. Passar uma moeda pelo vidro

Foto: Reprodução/Incrível Clube
O mágico atravessa uma moeda por uma mesa de vidro.
Como isso é feito: o mágico usa 2 moedas de aço idênticas nesse número. Uma delas é colocada no vidro, enquanto a outra permanece escondida na palma da mão. Um acessório essencial deste truque é um anel com um imã preso a ele, escondido sob os dedos do ilusionista.
Ele esconde uma moeda na palma da mão sem o anel, mão esta que irá para debaixo do vidro, de modo que o ímã no anel da outra mão atraia a moeda através do vidro da mesa. O mágico guia a moeda atraída para o lugar onde a outra sobre a mesa está. Quando a mão de cima é levantada, a moeda que estava sob o vidro cai na palma da outra mão; ao mesmo tempo, a moeda que foi originalmente colocada na mesa é puxada em direção ao imã preso ao anel. É assim que o efeito de atravessar o vidro é criado.

6. O lenço

Foto: Reprodução/Incrível Clube
O lenço é amarrado ao redor do pescoço do mágico, que o puxa com força e o lenço termina nas mãos dele, criando o efeito de atravessar o pescoço.
Como isso é feito: deve-se amarrar o lenço seguindo as instruções que aparecem na imagem acima. Você precisa criar dois círculos soltos e passar um no meio do outro.
Este nó engana o espectador e cria a ilusão de um lenço apertado ao redor do pescoço. Rapidamente, você deve remover o lenço e os laços serão liberados para criar o efeito de que ele atravessa o pescoço.

Publicidade

7. Desaparecimento do vagão

Foto: Reprodução/Incrível Clube
As pessoas, presas pelas mãos, rodeiam o vagão. Um grande pedaço de tecido desce e logo volta a subir, automaticamente. Mas o vagão desapareceu.
Como isso é feito: o vagão entra num compartimento situado sob o cenário. O formato do veículo é imitado por uma armação fina, colocada dentro do tecido. O público não percebe como o vagão passa para o subsolo graças à iluminação, diposta de maneira irregular.

8. Lançamento de facas

Foto: Reprodução/Incrível Clube
Este é um dos números comum nos atos de magia: o mágico atira facas num alvo onde tem uma assistente. Felizmente, ela estará a salvo no final!
Como isso é feito: o ilusionista nunca joga as facas, mas apenas aponta para um alvo e depois as esconde em um bolso secreto. Outro assistente se esconde atrás do gigantesco alvo e segura um dispositivo especial que coloca as facas de trás para a frente. O assistente ativa os dispositivos no mesmo momento que o mágico criando a ilusão de que ela fica presa no alvo ao lado da assistente.

9. Peixe na garrafa

Foto: Reprodução/Incrível Clube
O ilusionista mostra ao público uma garrafa de água fechada com uma tampa. Em seguida, cobre-a com uma pano, pronuncia as palavras mágicas e, quando o pano é retirado, aparece um pequeno peixe vivo.
Como isso é feito: No gargalo da garrafa, abaixo da tampa, é colocado um objeto plano, capaz de ser facilmente retirado. O peixe fica sobre essa peça, que não pode ser vista graças à tampa da garrafa. Ao levantar o pano, o mágico retira esse objeto, fazendo com que o peixe caia na água.

Publicidade

10. O desaparecimento do enigmático trem Expresso do Oriente

Foto: Reprodução/Ekaterina Gapanovich
Este é um dos truques mais fascinantes e impressionantes da história da magia e do ilusionismo: David Copperfield faz um vagão do trem Expresso do Oriente desaparecer diante de uma multidão de espectadores. O vagão é coberto com tecido e levantado acima do chão. Quando Copperfield remove o pano, não há nada por baixo.
Como isso é feito: uma das teorias diz que há uma construção rígida especial na forma de uma estrutura construída em torno do vagão com uma cópia de seu contorno. Uma vez que o vagão é coberto com o tecido, a estrutura é removida com o tecido nas bordas. Quando os espectadores veem como o vagão se levanta, o que eles realmente observam é a tal estrutura coberta com o tecido.

11. A ilusão da pomba

Foto: Reprodução/EIncrível Clube
O canadense Darcy Oake deixou o público embasbacado ao realizar vários truques de mágica com pombas. Em um deles, o mágico faz aparecer pombas de penas queimadas.
Como isso é feito: a pena que Darcy usa é na realidade uma folha de papel especial conhecida como papel flash. Ela costuma ser usada por mágicos quando eles desejam criar grandes flashes de fogo para esconder momentos de ilusão da audiência. Isso é exatamente o que Darcy fez: usou o fogo e rapidamente tirou a pomba de um bolso secreto.

12. A carta que sobe

Foto: Reprodução/Incrível Clube
Nesse truque, o ilusionista pede ao público que escolha aleatoriamente uma carta do baralho e a coloque de volta. Em seguida, faz alguns movimentos e a carta sai do baralho.
Como isso é feito: ao colocar a carta de volta no baralho, o mágico a coloca de frente para um mecanismo especial com uma almofadinha pequena que move a carta para cima. Ou a carta, levemente dobrada, é apoiada na mão, podendo subir em relação ao resto do baralho.

Publicidade

13. Uma lata em cima de uma carta

Foto: Reprodução/Incrível Clube
O ilusionista pega uma carta e faz com que uma lata pare sobre ela. Esse ato pode parecer impossível, mas é um dos truques mais fáceis que existem.
Como isso é feito: ao olhar mais de perto, você irá ver que a carta tem forma de T. Você pode fazer uma carta dessas em casa com duas cartas normais, colando uma na outra. Dessa forma, é muito mais fácil conseguir que uma lata ou uma garrafa fiquem apoiadas sobre a carta.

14. Celular dentro da garrafa

Foto: Reprodução/Incrível Clube
O famoso truque é o seguinte: um mágico segura uma garrafa de plástico ou qualquer outro recipiente nas mãos. Ele mostra a todos que é uma garrafa vazia e deixa alguém comprovar. Então, o mágico pede o celular de alguém. 1, 2 e 3: o celular atravessa a parede da garrafa e acaba dentro dela.
Como isso é feito: existem várias maneiras de colocar esse truque em prática. No mais comum, o mágico usa um dedal especial e um estilete muito afiado. Após mostrar ao público que a garrafa está inteira, ele secretamente faz um corte por onde o celular vai passar. Ou seja, não há mágica, apenas um belo jogo com as mãos.

15. Dobrando um smartphone

Foto: Reprodução/Incrível Clube
O famoso mágico Dynamo realizou este truque na rua e deixou as pessoas de boca aberta. Ele pegou o iPhone de uma das pessoas e magicamente girou o seu centro, deixando a tela para um lado e o verso para o outro.
Como isso é feito: ele preparou a metade de um iPhone e rapidamente a colocou sobre a tela do celular usado no truque. Quando Dynamo apresenta às pessoas o iPhone, ele mostra com a parte posterior. Depois, cobrindo o dispositivo com as duas mãos, gira completamente e mostra o lado da tela com a metade posterior sobre ela. O celular parece dobrado, mas está intacto.

Publicidade

16. Truque do limão de Jamie Raven

Foto: Reprodução/Incrível Clube
Jamie Raven em seu truque, ele fez aparecer uma nota assinada pela cantora britânica Alesha Dixon dentro de um limão que ele cortou em frente aos juízes e ao público.
Como isso é feito: qando Alesha assina a nota, Jamie a dobra e mostra ao público. Enquanto dobra, ele tem um pedaço de papel nas mãos. Agora, com a nota assinada ainda na mão, pega a bolsa de Alesha e enfia a mão com a nota dentro da bolsa. Ele a coloca dentro do limão e o tira, mostrando para a audiência apenas um lado. Quando Alesha tira a nota, ele pega o limão rapidamente para não mostrar que nele havia um buraco por onde foi colocada a nota.

17. Transformar água em gelo em um segundo

Foto: Reprodução/Incrível ClubeU
Um ilusionista coloca um pouco de líquido em uma xícara e, um momento depois, ela se transforma em um cubo de gelo.
Como isso é feito: o truque está na xícara, que já contém um pedaço de gelo junto com uma esponja da mesma cor que a própria xícara. A esponja está fixa no fundo e, claro, absorve a água. Então, quando o mágico coloca a xícara de ponta cabeça, o gelo cai na sua mão e a água permanece na esponja.

18. Passar através da parede

Foto: Reprodução/Incrível Clube
Existe uma parede no cenário que parece muito real. Um mágico se aproxima de um lado e os assistentes o escondem com telas especiais sobre rodas. Alguns segundos depois, ele aparece do outro lado.
Como isso é feito: ainda que pareça mágica de outro mundo, o truque é fácil. Trata-se de um jogo de luzes. O mágico fica escondido atrás das telas e aparece do outro lado.

Publicidade

19. Escapar de uma camisa de força

Foto: Reprodução/Incrível Clube
O ilusionista veste uma camisa de força, é amarrado e coberto com uma cortina. Alguns minutos depois, ele se solta, aparentemente por milagre.
Como isso é feito: quando a camisa é amarrada, o ilusionista contrai os músculos do braço e faz uma respiração profunda. Ao expirar, deixa dentro da camisa um pouco de espaço para movimentar as mãos.

Artigo escrito por Alex Valadares, engenheiro eletricista por formação e grande admirador do mundo da arquitetura e curiosidades do mundo. Fundador, produtor, editor e roteirista do site X4T e página Portal na rede.