in

Ciclone Gabrielle provoca destruição sem precedentes na Nova Zelândia

Foto: Reprodução / Royal New Zealand Air Force

A Nova Zelândia declarou estado de emergência após a passagem do ciclone Gabrielle na última semana. O fenômeno natural atingiu a parte mais ao norte da Ilha e deixou milhares de pessoas isoladas e sem energia. As fortes chuvas causaram inundações que provocaram bastante destruição deixando várias pessoas desabrigadas. Os danos da tempestade foram mais extensos nas áreas como Hawke’s Bay, Coromandel e Northland. Quedas de árvores destruíram casas e deslizamentos de terra bloquearam estradas, as comunicações com uma cidade da região foram totalmente cortadas depois que um rio transbordou. Depois que as chuvas amenizaram aos poucos as comunicações e a energia elétrica estão sendo restabelecidos.

Publicidade

Foi publicado nas redes sociais alguns vídeos mostrando o impacto do ciclone que foi classificado como o mais significativo do século no país:

Após uma semana da passagem do ciclone, cerca de 6.431 pessoas ainda seguem desaparecidas e o número de mortos chegou a 11. De acordo com as autoridades a partir de agora é necessário um esforço conjunto e muito trabalho para recuperação da ilha. O ministro das Finanças Grant Robertson, afirmou que os danos causados pelo ciclone Gabrielle custarão mais de US$ 8 bilhões ao governo.

Publicidade

Artigo escrito por Alex Valadares, engenheiro eletricista por formação e grande admirador do mundo da arquitetura e curiosidades do mundo. Fundador, produtor, editor e roteirista do site X4T e página Portal na rede.