in

Consegue diferenciar os produtos originais dos sintéticos?

A tecnologia está em constante evolução, o setor de pesquisa é importantíssimo para que se possa ter um estudo e análise de novos possíveis materiais e técnicas industriais para produzi-los. Atualmente podemos observar o uso cada vez mais frequente de ligas sintéticas capazes de imitar alguns dos materiais ficando quase com a mesma cor, a mesma consistência e, às vezes, até o mesmo cheiro dos originais.
A maioria das pessoas não apreciam tais imitações, mas certamente elas acabam usando produtos sintéticos sem nem ao menos saber. Pensando nisso, nossa equipe de redação do site X4T, selecionou uma galeria de imagens para você testar a sua capacidade de identificar um produto natural de uma imitação sintética. Confira a galeria completa abaixo!

1. Em que lado está a verdadeira madeira e em qual está a sintética?

Foto: Reprodução/ADME

Madeira: as sintéticas podem ser feitas de uma qualidade muito boa, visto que é quase impossível diferenciar a madeira. A cor e a textura da madeira de verdade são mais expressivos. Também se pode comprovar apenas com um toque, o som deve ser surdo.

Foto: Reprodução/ADME

2. Consegue diferenciar a seda autêntica da sintética?

Foto: Reprodução/ADME

Seda: os artigos de seda autêntica estão feitos de fios de diferentes espessuras, visto que são de origem natural. Além disso, a seda não se enruga e não fica eletrificada.

Foto: Reprodução/ADME

3. Qual dos dois anéis é feito com diamantes de verdade?

Foto: Reprodução/ADME

Diamante: por causa da refração da luz, o diamante brilha mais forte e somente em matizes cinzas. O brilho com cores do arco-íris é um sinal de que a pedra é uma falsificação. As peças de diamantes, como qualquer outra joia, tem um selo de contraste. Por isso, se for comprar algo tão caro, procure lojas conhecidas. Elas dificilmente tentarão te enganar.

Foto: Reprodução/ADME

4. Consegue distinguir aquele prato inglês de porcelana e um comum, de cerâmica?

Foto: Reprodução/ADME

Porcelana: veja a imagem da esquerda. A cerâmica tem um brilho vitrificado, diferente da porcelana. O método correto é colocar o produto sob a luz. A porcelana fica suavemente transparente e inclusive brilha, e a cerâmica não é assim. Outro método antigo consiste em que a porcelana sempre produz som, mesmo quando você dá leves batidinhas na peça.

Foto: Reprodução/ADME

5. Como se parece o couro de verdade?

Foto: Reprodução/ADME

Couro: o couro sintético tem uma cor mais escura, a qual, com o passar do tempo fica mais opaca e sua textura tem uma forma “esticada”, diferentemente do couro autêntico. Outro método de distinguir a pele é dobrando-a. Ao dobrar uma peça de couro autêntico, se formam pequenas “rugas”. Ao desdobrá-la, a superfície volta rapidamente ao seu estado anterior.

Foto: Reprodução/ADME

6. Em que imagem está um batom da marca MAC e uma falsificação barata?

Foto: Reprodução/ADME

Batom: como regra geral, o batom de marcas mais caras é realmente mate desde os primeiros segundos de sua aplicação. Nas falsificações, depois de sua aplicação, o produto se verá mais brilhante.

Foto: Reprodução/ADME

7. E o esmalte? Qual é o mais caro e qual é o barato?

Foto: Reprodução/ADME

Esmalte: a qualidade do esmalte se verifica em uma superfície plana. E quando o aplicamos podemos entender seu brilho. Se encontra-se se, lascas, então sua superfície é completamente lisa.

Foto: Reprodução/ADME

8. Consegue diferenciar o acessório de prata e o de metal comum?

Foto: Reprodução/ADME

Prata: o produto fabricado com prata verdadeira terá extremidades precisas, polidas e uma cor uniforme. O metal comum terá rebarbas, detalhes colados e manchas. Lembre-se que a prata, diferentemente do aço inox, por exemplo, não é atraída pelo ímã. Se você deslizar a prata pelo metal, ela deixará uma linha escura. E o mais importante é que os itens de prata sempre têm um selo de contraste.

Foto: Reprodução/ADME

9. Em qual das imagens está a lã natural?

Foto: Reprodução/ADME

Lã: a aparência da fibra de lã de verdade tem uma espessura desigual. Por sua vez, a lã sintática esteticamente tem fios semelhantes e uma estrutura completa. Mas a diferença mais importante da lã natural consiste é o fato de não produzir eletricidade estática, diferentemente da lã sintética.

Foto: Reprodução/ADME

10. Qual é a verdadeira pérola e qual é a fabricada?

Foto: Reprodução/ADME

Pérola: uma pedra natural não pode ter uma superfície perfeita e lisa, mas sim, porosa. Além do mais, a pérola autêntica possui um brilho claro nacarado. Se você a colocar sob a luz, ela brilhará com uma cor azul delicada, diferentemente da pérola falsa que te mostrará uma cor esverdeada.

Foto: Reprodução/ADME

Loading...

Avatar

Artigo escrito por Alex Valadares, engenheiro eletricista por formação e grande admirador do mundo da arquitetura e curiosidades do mundo. Fundador, produtor, editor e roteirista do site X4T e página Portal na rede.

7 testes secretos que podem ser usados por entrevistadores para avaliar o candidato nas entrevistas de emprego

Revelado a identidade de 9 personagens que escondia seu rosto nos desenhos