in , ,

Equipamento acoplado ao celular permite que câmera revela o que tem através das paredes

Uma das maiores dificuldades em uma reforma é saber se existe algum tipo de tubulação ou fiação em uma parede que você quer derrubar ou perfurar para colocação de armários, quadros e afins, mas isso não precisa mais ser um problema! Um produto que está revolucionando o mercado de construções é o Walabot DIY, é um equipamento que se conecta ao celular e mostra na tela, através de um aplicativo do produto, o que há por trás do revestimento. Funciona basicamente como um raio-X que indica se há ou não alguma coisa na parede. O alcance do scanner é de até 10 centímetros de profundidade. Cada unidade do Walabot DIY custa em torno de US$ 100 dólares (aproximadamente R$ 520 reais) e pode ser adquirido através do site oficial da Walabot.


Foto: Reprodução/Walabot DIY

O funcionamento do Walabot DIY é simples e consistindo em um sensor 3D da empresa Vayyar Imaging que é capaz de detectar tubulações, fios, condutores, parafusos e até o movimento de pequenos animais, isso é possível através de algoritmos sofisticados de medição de emissões de rádio e reflexo de diferentes objetos. Com a informação extraída pelos sensores, o app descobre em tempo real o que está escondido atrás da parede, é claro que não se trata de uma visão literal, mas de uma reconstrução 3D. Também funciona com mesas e outros objetos não-metálicos. Além disso, o equipamento foi adaptado para um formato pequeno o suficiente para caber no bolso. Para usá-lo, basta usar o app do dispositivo disponível na Google Play, conectar o aparelho ao seu smartphone através de um cabo USB e colocar o sensor contra a parede.


Foto: Reprodução/Walabot DIY

O Walabot DIY pode ser preso ao seu smartphone com a ajuda de um imã incluso no aparelho. Assim, você pode usar o dispositivo com uma só mão enquanto interage com o aplicativo com a outra. Ao contrário do que possa parecer, utilizar o produto é muito simples e não requer nenhuma habilidade especial em construção civil para isso.
E mais novidades estão por vir a Vayyar Imaging empresa detectora da tecnologia está investindo em pesquisa e espera que esses equipamentos possam evoluir e ir além de ver apenas através de paredes. No futuro bem próximo a empresa quer investir e lançar dispositivos baseados no mesmo funcionamento, para que possam ajudar pessoas cegas a evitar obstáculos, alertando e dizendo por voz o que está mais à frente.


Foto: Reprodução/Walabot DIY

Não podemos deixar de ressaltar que já existe no mercado alguns aparelhos feitos para dizer o que está de trás da parede e podem ser atualmente encontrados em lojas de materiais de construção mais modernas, mas são dispositivos extremamente caros e limitados, sendo capazes de detectar apenas poucos tipos de objetos na parede.

Equipamentos como o Walabot DIY mostra que esse é o futuro e mais uma vez a tecnologia está totalmente aliada a projetos de engenharia, arquitetura, construções e reformas em geral. Com essa tecnologia é possível evitar acidentes e possíveis danos à estrutura da casa ou do edifício, evitando transtornos e gastos excessivos na obra.

Veja o vídeo abaixo:

Loading...

Avatar

Artigo escrito por Alex Valadares, engenheiro eletricista por formação e grande admirador do mundo da arquitetura e curiosidades do mundo. Fundador, produtor, editor e roteirista do site X4T e página Portal na rede.

22 pessoas mostrando que sempre têm algo a ensinar a todos nós

19 coisas irritantes que parecem bobas, mas tiram qualquer um do sério