O órgão responsável por regular e fiscalizar o setor de telecomunicações no Brasil Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) comunicou que o processo para começar a bloquear todos os IPs de servidores que fornecem de forma ilegal o serviço de IPTV, já está sendo iniciado. O mercado de TV box é uma das alternativas clandestinas mais utilizadas para quem quer ter acesso de forma ilegal a canais de TVs e streaming, que deveriam ser pagas através de assinaturas oficiais.
É um objetivo antigo da Anatel acabar com essa prática de pirataria, estimasse que existam aproximadamente 7 milhões de aparelhos irregulares em funcionamento. Nos últimos 4 anos, foram aprendidos mais de 1,4 milhão de decodificadores sem autorização.
Segundo: Moisés Moreira (Vice-presidente da Anatel).
“Foi observado que muitos desses equipamentos de TV Box clandestinos possuem softwares maliciosos que trazem grandes riscos à rede e ao usuário”.
Como acontecerá esse bloqueio?
Para que o IP de um servidor central de IPTV seja bloqueado, a agência deve seguir alguns procedimentos. Para pôr o novo plano em ação, inicialmente eles precisam de alguns dados, que podem ser adquiridos através de denuncias ou identificação de sinal, feito com a fiscalização dos equipamentos já apreendidos. Com esses dados a Anatel consegue determinar o bloqueio na rede desses servidores, é um processo longo que será feito de forma gradual.
Foto: Reprodução / Pexels