in

O que é e como funciona o ChatGPT? A inteligência artificial que está causando alvoroço

Foto: Reprodução / Pexels

Durantes os últimos dias o ChatGPT uma inteligência artificial (IA), lançada no ano passado e desenvolvida pela empresa OpenAI vem se popularizando entre os mais diversos tipos de usuários e os assuntos relacionados a ela vem se tornando viral, tudo isso por conta, que essa ferramenta usa inteligência artificial para dar respostas, resolver problemas e explicar soluções com coerência. Seu grande diferencial é que qualquer um com acesso a internet pode utilizá-la e quanto mais é utilizada, mais ela aprende.
O objetivo do ChatGPT é fornecer aos usuários uma experiência de busca totalmente personalizada e principalmente eficaz o que aumentaria a satisfação de quem usa. Para responder os mais variados tipos de perguntas está IA com algoritmos avançados recorre a um vasto banco de textos disponíveis na Internet. As suas utilidades são as mais diversas, tais como, soluções de problemas matemáticos, desenvolvimentos de textos abordando os mais diversos temas e assuntos, criação e correção de programação de software, elaboração de planilhas e tabelas e muito mais.

Publicidade


Foto: Reprodução / Pexels

Mas por que esse sistema tem causado tanta polêmica na internet?
Tudo que é novo gera bastante duvidas e com relação ao Chat GPT não é diferente e muitos questionamentos estão sendo gerados, mas dois deles são considerados os mais importantes devido a sua relevância. O primeiro deles é como fica o futuro de algumas profissões até agora ditas como seguras contra uma eventual substituição por uma inteligência de automação avança, eficiente e rápida.
E em segundo é a preocupação sobre o aprendizado dos alunos em escolas. O ChatGPT foi proibido nas escolas públicas de Nova York devido ao receio de que os alunos comecem a trapacear nas tarefas de casa. E esse medo também se estende aos alunos de nível superior e pós graduado.

Sabemos que todo debate nesse quesito é valido, mas temos a ciência que essas questões abordadas só o tempo mesmo vai dizer como irão se resolver, mas vale ressaltar que dificilmente existe alguma forma de frear o desenvolvimento tecnológico, a nossa história é uma grande prova disso.

Publicidade

Como ter acesso a esse sistema?
Acesse o site ChatGPT (https://chat.openai.com/) e faça seu cadastro, depois da confirmação de dados você poderá usar a ferramenta. Nesse momento alguns usuários estão reclamando de alguns travamentos devido à maciça quantidade de pessoas utilizando a tecnologia, mas a desenvolvedora garante que esses problemas serão solucionados e uma versão paga com melhor desempenho do serviço será disponibilizada em breve.


Foto: Reprodução / Pexels

Artigo escrito por Alex Valadares, engenheiro eletricista por formação e grande admirador do mundo da arquitetura e curiosidades do mundo. Fundador, produtor, editor e roteirista do site X4T e página Portal na rede.