in ,

Populares na internet, você sabe de onde surgiu o meme dos dançarinos de funeral?

A perda de algum ente querido realmente não é uma tarefa fácil de ser enfrentada. Afinal esse é um assunto muito complexo que varia de acordo com a crença e fé de cada um, alguns veem esse momento como passagem, já outros sofrem por saber que nunca mais irão ter contato com aquela pessoa querida. Em Gana, você vai se surpreender com a maneira em que eles encaram esse assunto, os velórios e enterros são eventos de grande importância assim alguns os carregadores de caixão estão dando uma cara bem diferente para esse momento.

Gana, é um país que fica no Golfo da Guiné, na África Ocidental. Nesta região, o funeral não é uma questão de tristeza, mas de festa, sendo um verdadeiro encontro social.


Foto: Reprodução/Facebook

Para quem deseja ter um funeral “animado”, é só chamar o grupo que consegue transformar o momento do carregamento do caixão numa performance inusitada. Os profissionais são especializados em fazer coreografias de dança: “Quando o cliente vem até nós, perguntamos: ‘Você quer algo solene ou um pouco mais de teatro? Ou talvez uma coreografia?’”, diz Benjamin Aidoo, chefe dos carregadores de caixão.


Foto: Reprodução/Facebook

Dependendo da importância da pessoa para a sociedade, a animação pode custar um valor de até R$ 80 mil. As famílias em Gana podem escolher desde uma cerimônia solene e tradicional, com um pouco de teatro, a coreografias mais animadas.


Foto: Reprodução/Facebook


Foto: Reprodução/Facebook


Foto: Reprodução/Facebook

E o que para nós, na América Latina, parece ser bastante estranho, para eles é considerado como uma viagem dançante de volta ao seu criador.


Foto: Reprodução/Facebook

Vídeos mostrando com são feitos os eventos originais:

Esses funerais felizes geralmente são reservados aos idosos, que tiveram uma vida completa e já cumpriram sua passagem nesta existência. Nessas despedidas os convidados usam roupas pretas e brancas.

A música usada no ritual em Gana são músicas alegres e dançantes, a original do meme usa a música ‘Astronomia’, de Tony Igy.

Música do meme

Veja abaixo algumas variantes que viralizaram e acabaram se transformando em memes vistos milhares de vezes nas principais redes sociais.


Foto: Reprodução/Facebook


Foto: Reprodução/Facebook

No Brasil eles já viraram até outdoor.

Foto: Reprodução/Facebook

Confira esse vídeo do meme.

Loading...

Avatar

Artigo escrito por Alex Valadares, engenheiro eletricista por formação e grande admirador do mundo da arquitetura e curiosidades do mundo. Fundador, produtor, editor e roteirista do site X4T e página Portal na rede.

24 pessoas que não ligam para o que os outros pensam das calças dele

Por 4 anos jovem tira a mesma foto com a mãe e a última é de fazer chorar