in ,

Professora viraliza ao fazer experimento com pão provando a importância de lavar as mãos

Segundo alguns estudos, explicar coisas novas para as crianças um bom exemplo costuma ser muito mais eficiente do que palavras. Foi exatamente isso que Jaralee Metcalf, uma professora de Idaho, decidiu fazer um experimento para mostrar aos alunos a importância de lavar as mãos adequadamente. Para isso, ela utilizou fatias de pão expostas a algumas situações para mostrar como ocorre a proliferação de fungos. Ela compartilhou os resultados na internet e rapidamente seu experimento se tornou viral.
No início do inverno, quando a temporada de gripe havia começado, Jaralee Metcalf, professora da Escola Primária de Idaho Falls, compartilhou que estava cansada de estar sempre doente. Embora a propagação de bactérias em sua classe fosse inevitável, ela queria mostrar às crianças a importância de lavar as mãos para matar os germes.


Foto: Reprodução/Facebook/Jaralee Annice Metcalf

Jaralee criou uma atividade simples em sala de aula com seus alunos: ela pediu a várias crianças com vários níveis de higienização das mãos que pegassem 5 fatias de um mesmo pão, ao mesmo tempo. Em seguida, colocaram o pão em sacos plásticos individuais para observar o que aconteceria ao longo de um mês.

Foto: Reprodução/Facebook/Jaralee Annice Metcalf

O passo a passo do projeto
Uma fatia não foi tocada e foi colocada imediatamente na sacola plástica; outra fatia foi tocada por mãos de crianças que não lavaram as mãos; outra fatia foi tocada por mãos lavadas com água morna e sabão; outra fatia foi tocada por crianças que haviam higienizado suas mãos com desinfetante de mãos, nosso popular álcool em gel; outra fatia foi esfregada nos notebooks usados em sala de aula.


Foto: Reprodução/Facebook/Jaralee Annice Metcalf

Fatia esfregada nos notebooks
Um mês depois, a fatia esfregada nos notebooks parecia pior do que todas as outra. A professora explicou que na escola os notebooks são higienizados, obviamente isso não aconteceu durante o projeto.


Foto: Reprodução/Facebook/Jaralee Annice Metcalf

O efeito do sabão e da água
A única fatia de pão que não continha bactérias visíveis era do exemplo 4, que foi a fatia tocada com as mãos lavadas com água e sabão, o que deixou claro às crianças por que elas deveriam lavar as mãos com frequência.


Foto: Reprodução/Facebook/Jaralee Annice Metcalf

A fatia das “mãos sujas”
A fatia 3, chamada de “mãos sujas”, acabou coberta de mofo após um mês e não precisou de nenhuma explicação adicional por parte da professora.


Foto: Reprodução/Facebook/Jaralee Annice Metcalf

A fatia do “álcool em gel”
Uma coisa interessante é que a fatia 5, a fatia do “álcool em gel”, também acabou com muitas bactérias. Ou seja, um exemplo claro de que esse produto não pode substituir a água e o sabão. Jaralee compartilhou os resultados do projeto no Facebook para mostrar aos pais a importância de ensinar aos filhos a lavar as mãos corretamente.


Foto: Reprodução/Facebook/Jaralee Annice Metcalf

Conclusão: lavem suas mãos! Especialmente antes de comer. Os desinfetantes para as mãos são auxiliares e não substituem a boa e velha mistura de água e sabão.

Loading...

Avatar

Artigo escrito por Alex Valadares, engenheiro eletricista por formação e grande admirador do mundo da arquitetura e curiosidades do mundo. Fundador, produtor, editor e roteirista do site X4T e página Portal na rede.

28 pessoas que definitivamente não estão nos melhores momentos

24 pais que definitivamente educam com bastante senso de humor