Desafios matemáticos que “bugam” nosso cérebro são fascinantes porque nos forçam a pensar fora da caixa e a questionar nossas suposições. Esses enigmas não testam apenas nossas habilidades matemáticas, mas também nos mostram as limitações do nosso entendimento e a complexidade do universo matemático. Por exemplo, uma questão aparentemente simples de matemática publicada no X, antigo Twitter, gerou um enorme grande debate nas redes sociais.
O post teve mais de mais de mil comentários e um milhão de visualizações. Confira!
Jah know start diss a hurt mi head pic.twitter.com/ptYFtS9DSx
— Minister of Foolishness 🇯🇲 🇬🇧🇺🇸 (@yawdmontweet) June 21, 2023
A pergunta é sobre qual seria horário mais próximo da meia-noite. Entre as alternativas estavam: A. 11:55 a.m, B. 12:06 a.m, C. 11:50 a.m e D. 12:03 a.m.
Nos comentários muitas pessoas concluíram que a alternativa D (12:03 a.m) era a resposta correta. No entanto, alguns interpretaram a questão de forma bem diferente, dizendo que a resposta A era a certa, pois (11h55 a.m) era o horário mais próximo da meia-noite sem retroceder no tempo, apenas avançando o relógio.
Qual a resposta correta?
A dúvida entre as duas respostas A e D que parecem ser as mais assertivas, foi o que gerou o grande debate nas redes sociais.
Quem escolheu a opção A 11h55min justificou que a alternativa é a melhor, pois não é possível voltar à hora. Contudo, os que defenderam a letra D 12h03min salientaram que a questão fala sobre proximidade e não cronologia.
Alguns usuários buscaram até ajuda de inteligência artificial para resolver o dilema. E de acordo com a IA, a alternativa certa é a letra D 12h03min.