in

21 fotos falsas que circulam na internet e enganam muita gente há anos

Eternizar um momento ou uma situação do dia a dia através de uma fotografia virou tarefa fácil e bastante comum, seja por uma câmera digital ou um Smartphone as pessoas tiram diversas fotos a todo instante e boa parte delas são compartilhadas diretamente e nas redes sociais, onde é possível encontrar todo tipo de fotos e imagens, algumas se destacam por mostrarem situações que enganam a mente e não são o que parecem ser causando uma confusão momentânea em muitas pessoas.
Afinal se tornou muito comum imagens impressionantes compartilhadas nas redes sociais, mas que na verdade, não são reais e que foram feitas com ferramentas de edição de imagens. Assim ficamos confusos quando observamos uma imagem impressionante e logo pensamos se tratam de imagens originais ou se são imagens falsas.
As imagens a seguir que a equipe de redação do X4T, selecionou uma amostra de algumas imagens que chamam atenção devido não serem exatamente o que parecem, e você certamente irá ver que não devemos confiar em tudo que observamos na internet. Vale a pena conferir!

1. A Grande Esfinge de Gizé coberta de neve

Foto: Reprodução/hoaxes

Muitos internautas compartilharam a imagem da Grande Esfinge de Gizé coberta de neve, junto com uma notícia surpreendente: “Primeira nevasca a atingir o Cairo em 112 anos”. Só que a foto original não tem nada a ver com o Egito: ela foi feita no parque temático Tobu World Square, no Japão.

2. Nuvens lenticulares sobre o monte Fuji

Foto: Reprodução/hoaxes

Nas redes sociais, a foto era compartilhada junto com uma história sobre o dia em que uma “pirâmide” de 5 nuvens se formou sobre o monte Fuji. A imagem, óbvio, é impactante. E ainda que as nuvens lenticulares possam ocorrer em camadas, na foto original só havia uma delas.

3. Estátua da Liberdade durante o furacão Sandy

Foto: Reprodução/hoaxes

Em 2012, o furacão Sandy afetou gravemente alguns Estados americanos: Nova Jersey, Nova York e Connecticut. Depois disso, surgiu na web uma foto com o título “Estátua da Liberdade durante o furacão Sandy”. Muita gente ficou impressionada, já que para fazer uma foto daquelas durante um furacão de grandes proporções seria preciso muita sorte. Porém, graças aos fãs de cinema, revelou-se que o registro não passava de uma cena do filme O Dia Depois de Amanhã , de 2004.

4. Tubarões em centro científico do Kuwait

Foto: Reprodução/hoaxes

Em 2012, as redes sociais ficaram em polvorosa com a surpreendente notícia sobre um incidente no Kuwait. A sala de um centro científico teria sido inundada após o rompimento de um tanque cheio de tubarões. Mas na verdade, a imagem não tinha nada a ver com o Kuwait. Essa foto foi feita numa estação de trens de Toronto, Canadá, quando, durante obras de reforma, um cano foi atingido. E não, não havia tubarões.

5. Coala sanguinário

Foto: Reprodução/hoaxes

A foto original de um coala molhado surgiu na web em 2009. Desde então, muita gente brinca dizendo que o animal parece um personagem de filme de terror. E é claro que houve quem quisesse jogar mais lenha na fogueira. Um ás do Photoshop retocou a imagem, acrescentando uma mandíbula canina para que o simpático bicho parecesse mais assustador.

6. Índia durante o festival Diwali

Foto: Reprodução/hoaxes

A foto colorida de satélite circulou pelas redes sociais com a seguinte legenda: “Esta é a Índia vista do espaço à noite durante o festival Diwali” – festa religiosa hindu, que, em 2017, foi realizada dias 18 e 19 de outubro. Em seguida, contudo, a NASA publicou as imagens originais em preto e branco, esclarecendo que a imagem tinha sido colorida pelo pesquisador Chris Elvidge, com o intuito de mostrar como a iluminação na Índia mudou desde 1992.

7. A aranha gigante

Foto: Reprodução/hoaxes

Para a tranquilidade das pessoas que sofrem de aracnofobia, essa fotografia é falsa. O tamanho das maiores aranhas do mundo é similar à palma da mão de uma pessoa adulta. A foto foi feita pelo fotógrafo Paul Santa Maria em 2011, quando ele encontrou uma aranha-lobo no quintal de sua casa, na Flórida. Ele clicou a casa e colocou a aranha na parede, alterando as proporções até obter um tamanho que parecia gigantesco. Depois, publicou a imagem no Facebook e comentou: “Tem certeza de que quer se mudar para a Flórida?”

8. Vista da Terra a partir da órbita lunar com a nave espacial Apolo 8

Foto: Reprodução/hoaxes

Surgiu nas redes sociais uma foto colorida do “nascer” da Terra. A foto original foi feita em 1968 pela Apolo 8, e é em preto e branco, não colorida.

9. Dentões em filhote de emu

Foto: Reprodução/hoaxes

Parece que a montagem dos “dentões” foi feita com o objetivo de fazer uma piada daquelas bem pesadas com os turistas que chegam à Austrália. Mas imagine só como seria se essa ave, a maior do mundo depois do avestruz, tivesse uma dentadura dessas! É pouco provável que você quisesse encontrar com uma delas durante sua viagem.

10. Lula gigante em praia da Nova Zelândia

Foto: Reprodução/hoaxes

Em março de 2015, as redes sociais foram sacudidas por uma notícia segundo a qual uma lula gigante tinha encalhado na praia de Punakaiki, na Nova Zelândia. Só que a foto não passava de mais uma “vítima” dos mestres do Photoshop. A imagem original havia sido feita em junho de 2012 na praia de White Rock, Columbia Britânica, Canadá, local onde uma baleia tinha encalhado. Os moradores locais tentaram salvar o animal, mas seus esforços foram em vão.

11. Você certamente já viu essa imagem do piloto tirando uma selfie perigosa, certo? Bom, aqui está a verão original dela.

Foto: Reprodução/hoaxes

12. Foto dos bastidores da MGM Studios. Essa imagem é, na verdade, de um leão fazendo um exame de ressonância magnética e nada tem a ver com os leões rugindo da abertura dos filmes. Na verdade, foram usados 7 leões diferentes para essa abertura.

Foto: Reprodução/hoaxes

13. O “castelo mágico” é uma fusão de uma rocha na Tailândia com um castelo na Alemanha.

Foto: Reprodução/hoaxes

14. A imagem de um rapaz criando uma onda de arroz é falsa. O arroz é um enfeite de uma loja em Tóquio.

Foto: Reprodução/hoaxes

15. Veneza congelada. Essa foi uma montagem feita a partir das imagens de Veneza e do lago Baikal congelado, na Rússia.

Foto: Reprodução/hoaxes

16. O erro na escola de arquitetura também é uma farsa.

Foto: Reprodução/hoaxes

17. Geralmente, quase todas as fotos virais que apresentam uma Lua gigante são montagens.

Foto: Reprodução/hoaxes

18. Você deve ter visto essa imagem de uma sonda espacial circulando na web. Bem, a original não deixa de ser tão majestosa quanto.

Foto: Reprodução/hoaxes

19. A imagem de um urso perseguindo um ciclista é, na verdade, uma imagem só do urso. Estima-se que a foto tenha sido tirada no Parque Nacional de Yellowstone.

Foto: Reprodução/hoaxes

20. A ilha que parece uma lua com uma estrela, na verdade,  é só a lua.

Foto: Reprodução/hoaxes

21. A “Turtle Mountain” é na verdade bem mais simples do que parece.

Foto: Reprodução/hoaxes

Loading...

Avatar

Artigo escrito por Alex Valadares, engenheiro eletricista por formação e grande admirador do mundo da arquitetura e curiosidades do mundo. Fundador, produtor, editor e roteirista do site X4T e página Portal na rede.

O formato do seu dedo pode revelar detalhes de sua personalidade

23 situações que certamente deixa qualquer pessoa com aquele frio na espinha