in ,

21 fotos falsas que circulam na internet e enganam muita gente há anos

Eternizar um momento ou uma situação do dia a dia através de uma fotografia virou tarefa fácil e bastante comum, seja por uma câmera digital ou um Smartphone as pessoas tiram diversas fotos a todo instante e boa parte delas são compartilhadas diretamente e nas redes sociais, onde é possível encontrar todo tipo de fotos e imagens, algumas se destacam por mostrarem situações que enganam a mente e não são o que parecem ser causando uma confusão momentânea em muitas pessoas.
Afinal se tornou muito comum imagens impressionantes compartilhadas nas redes sociais, mas que na verdade, não são reais e que foram feitas com ferramentas de edição de imagens. Assim ficamos confusos quando observamos uma imagem impressionante e logo pensamos se tratam de imagens originais ou se são imagens falsas.
As imagens a seguir que a equipe de redação do X4T, selecionou uma amostra de algumas imagens que chamam atenção devido não serem exatamente o que parecem, e você certamente irá ver que não devemos confiar em tudo que observamos na internet. Vale a pena conferir!

Publicidade

1.Um elefante ajudando a leoa: a imagem foi retuitada mais de 100 mil vezes, mas foi uma piada do Dia dos Santos Inocentes.

Foto: Reprodução/LatestKruger / Twitter e Felix Andrews / Wikimedia Commons

2. Nuvens lenticulares sobre o monte Fuji: nas redes sociais, a foto era compartilhada junto com uma história sobre o dia em que uma “pirâmide” de 5 nuvens se formou sobre o monte Fuji. A imagem, óbvio, é impactante. E ainda que as nuvens lenticulares possam ocorrer em camadas, na foto original só havia uma delas.

Foto: Reprodução/ Reprodução/Imgur e ChexGajjar / Imgur

3. Oito arco-íris, um fenômeno visto no vale de Lehigh.
Seria um grande fenômeno, considerando que não é possível que os arco-íris se curvem em direções diferentes. Mas, de qualquer forma, a foto real ainda é impressionante.

Foto: Reprodução/dabrandner / Imgur

Publicidade

4. Tubarões em centro científico do Kuwait:
Em 2012, as redes sociais ficaram em polvorosa com a surpreendente notícia sobre um incidente no Kuwait. A sala de um centro científico teria sido inundada após o rompimento de um tanque cheio de tubarões. Mas na verdade, a imagem não tinha nada a ver com o Kuwait. Essa foto foi feita numa estação de trens de Toronto, Canadá, quando, durante obras de reforma, um cano foi atingido. E não, não havia tubarões.

Foto: Reprodução/Imgur e Imgur

5. O gatinho não tem sobrancelha.

Foto: Reprodução/spanky8520 / Reddit

6. Índia durante o festival Diwali
A foto colorida de satélite circulou pelas redes sociais com a seguinte legenda: “Esta é a Índia vista do espaço à noite durante o festival Diwali” – festa religiosa hindu, que, em 2017, foi realizada dias 18 e 19 de outubro. Em seguida, contudo, a NASA publicou as imagens originais em preto e branco, esclarecendo que a imagem tinha sido colorida pelo pesquisador Chris Elvidge, com o intuito de mostrar como a iluminação na Índia mudou desde 1992.

Foto: Reprodução/TheMindBlowing / Twitter e NASA / Suomi NPP satellite

Publicidade

7. A girafa anã não existe.

Foto: Reprodução/heber10ke / Reddit e Pikabu

8. Veneza congelada. Essa foi uma montagem feita a partir das imagens de Veneza e do lago Baikal congelado, na Rússia.

Foto: Reprodução/nois7 / Instagram e Pexels

9. Dentões em filhote de emu
Parece que a montagem dos “dentões” foi feita com o objetivo de fazer uma piada daquelas bem pesadas com os turistas que chegam à Austrália. Mas imagine só como seria se essa ave, a maior do mundo depois do avestruz, tivesse uma dentadura dessas! É pouco provável que você quisesse encontrar com uma delas durante sua viagem.

Foto: Reprodução/Hoaxes e Christian Jansky

Publicidade

10. Lula gigante em praia da Nova Zelândia
Em março de 2015, as redes sociais foram sacudidas por uma notícia segundo a qual uma lula gigante tinha encalhado na praia de Punakaiki, na Nova Zelândia. Só que a foto não passava de mais uma “vítima” dos mestres do Photoshop. A imagem original havia sido feita em junho de 2012 na praia de White Rock, Columbia Britânica, Canadá, local onde uma baleia tinha encalhado. Os moradores locais tentaram salvar o animal, mas seus esforços foram em vão.

Foto: Reprodução/kenh14.vn e Black Press TV / Youtube

11. Montanha do cão, foi criada através de uma montagem. Na foto original a montanha é bem comum.

Foto: Reprodução/martijn.schrijver / Instagram e Hossein Soltanloo / Unsplash

12. llhas Flutuantes nas Maldivas.
Foi com este nome que esta foto se tornou popular. Nem todo mundo sabe que as verdadeiras ilhas não conseguem flutuar. Na verdade, as manchas escuras na imagem são as sombras das nuvens, e é isso que cria a ilusão de que os pedaços de terra estão flutuando.

Foto: Reprodução/ misleadingthumbnails / Reddit

Publicidade

13. O “castelo mágico” é uma fusão de uma rocha na Tailândia com um castelo na Alemanha.

Foto: Reprodução/Facebook e Brownie13 Wikipedia

14. A imagem de um rapaz criando uma onda de arroz é falsa. O arroz é um enfeite de uma loja em Tóquio.

Foto: Reprodução/GeneReddit123 / Reddit e Imgur

15. A verdade sempre aparece.

Foto: Reprodução/SelimAtalayNY / Twitter e Stefan Mitrică / Pinterest

Publicidade

16. O erro na escola de arquitetura também é uma farsa.

Foto: Reprodução/Reddit e Imgur

17. A estrela é uma motagem!

Foto: Reprodução/SurferChick / Imgur e Bossfrog / Wikipedia

18. Um dente de tubarão preso na vértebra de uma baleia.
Os fósseis de um dente e a vértebra de uma baleia da foto acima são reais, só que foram encontrados em diferentes lugares e em diferentes momentos. E um vendedor esperto os combinou habilmente em apenas uma escultura. Isso foi o que disse o proprietário do artefato. E se realmente se tratasse de um dente de megalodonte preso na vértebra de uma baleia, então custaria milhões de dólares e o mais provável é que estaria em algum museu arqueológico.
Na verdade, a foto foi compartilhada na Internet desde 2012, e em determinado momento o ’achado arqueológico’ até poderia ser comprado por apenas 125 dólares.

Foto: Reprodução/GallowBoob / Reddit

Publicidade

19. A legenda dessa imagem publicada no Facebook diz que esse barco despeja dejetos humanos diretamente no mar aberto.
Quando a mensagem viralizou e os usuários começaram a escrever comentários indignados, os responsáveis intervieram e explicaram que a imagem mostra o momento em que o cruzeiro arranca os motores de suas turbinas para ancorar mais adiante. E as manchas marrons são areia e limo que se elevaram do fundo do mar.

20. Ela não subiu igual rã no balcão.

Foto: Reprodução/TheSoundOfRainNeedsNoTranslation / Imgur e VyacheSlavic / Pikabu

21. A “Turtle Mountain” é na verdade bem mais simples do que parece.

Publicidade

Artigo escrito por Alex Valadares, engenheiro eletricista por formação e grande admirador do mundo da arquitetura e curiosidades do mundo. Fundador, produtor, editor e roteirista do site X4T e página Portal na rede.