Recentemente Phil Demers, um defensor da causa animal divulgou um vídeo bastante impactante na internet, nele é possível ver a triste situação da baleia Kiska que está vivendo a mais de 40 anos em um tanque de concreto no Canadá. A orca foi aprisionada em 1979, quando era ainda um filhote, para ser atração turística em um aquário do Marineland Marine Park, na cidade de Ontário. Durante este tempo ela teve cerca de 20 companheiros da sua espécie, mas há 12 anos vive sozinha.
Este registro foi realizado por um drone no início deste ano
Toda essa situação gera muita revolta, pois os efeitos do isolamento oferecido a Kiska é desumano e provoca sintomas extremos no animal: a orca é frequentemente é vista estressada, batendo com a cabeça e o corpo contra as paredes de concreto e também é vista boiando imóvel por um longo período de tempo.
This video was taken on Sept 4th, 2021. Anti-captivity activists entered MarineLand and observed Kiska, their last surviving orca bashing her head against the wall. Please watch and share. This cruelty must end. #FreeKiska pic.twitter.com/uKCxF1AScz
Publicidade— Phil Demers (@walruswhisperer) September 8, 2021
A indignação das pessoas com as agências especializadas estão se intensificando, pois eles não estão levando a situação crítica da orca a sério para darem a ela um mínimo de dignidade. Medidas simples como, por exemplo, transferi-la para outro local em que ela pudesse ter convivência com outras orcas ou cetáceos semelhantes certamente melhoraria consideravelmente a sua condição de vida.
Uma petição pedindo pela libertação de Kiska, já conta com mais de 570 mil assinaturas, e pode ser assinada – AQUI. Ajude!