A agência espacial dos Estados Unidos “NASA”, foi criada em 1958, com o objetivo de coordenar as atividades civis relacionadas à exploração e desenvolvimento aeroespacial. Ela é responsável por algumas das maiores conquistas da história da humanidade no campo espacial, como o envio do primeiro homem à Lua, em 1969, a construção e operação da Estação Espacial Internacional, em parceria outros países.
Hoje um, novo foguete levantou voo, transportando o que poderia ser o primeiro módulo de pouso comercial a pousar na Lua, tornando essa a primeira missão de pouso lunar lançada dos Estados Unidos desde 1972.
O foguete Vulcan Centaur, é um novo modelo desenvolvido pela United Launch Alliance (ULA), foi lançando na Estação Espacial do Cabo Canaveral, às 4 h e 18 minutos (horário de Brasília) desta segunda-feira (8).
We have liftoff! The first American commercial robotic launch to the Moon will deliver science instruments to study its surface, a critical part of preparing for future #Artemis missions. https://t.co/KoOZjXvqjD pic.twitter.com/Vo2Dnn6TwA
— NASA (@NASA) January 8, 2024
Publicidade
O foquete está levando o módulo de pouso Peregrino
A empresa Astrobotic Technology, desenvolveu o módulo de pouso Peregrino com um custo de US$ 108 milhões gastos, para desenvolver esse ambicioso projeto que tem a importante missão de levar os experimentos científicos da NASA à superfície lunar.
A agência espacial é apenas um cliente, mas já confirmou o uso do Peregrine para levar 20 novas cargas para a Lua, cinco são instrumentos científicos da NASA. Os outros 15 vêm de diversos clientes.
Os cinco experimentos patrocinados pela NASA incluem dois instrumentos para monitorar o ambiente de radiação, “ajudando-nos a nos preparar melhor para enviar missões tripuladas de volta à Lua”, disse Paul Niles, cientista do projeto da NASA para o programa Commercial Lunar Payload Services.
Separation is confirmed and our scientific instruments continue their voyage to the Moon. For further updates, check @Astrobotic. pic.twitter.com/AQSTGq4R4W
— NASA (@NASA) January 8, 2024
O novo foquegue ULA
Quando deixamos de lado a emoção de uma tentativa iminente de pouso lunar, o lançamento do foguete Vulcan Centaur da ULA foi um evento por si só.
A ULA foi formada em 2006 em resposta à necessidade dos militares dos EUA de manter operacionais os foguetes Delta da Boeing e Atlas da Lockheed Martin. Mas a indústria de lançamentos parece muito diferente hoje do que era há quase duas décadas e, entretanto, a SpaceX emergiu como uma força dominante que reduz o preço da ULA.
Foto: Reprodução / ULA
A ULA e seu CEO, Tory Bruno, prevêem que o Vulcan Centaur substituirá seus foguetes Atlas e Delta. Vulcan Centaur já tem cerca de 70 missões agendadas, segundo Bruno. A empresa tem um histórico de lançamento impecável, praticamente sem missões fracassadas. Vulcan Centaur baseia-se no sucesso dos foguetes Atlas da ULA usando essencialmente o mesmo estágio superior que é a parte que impulsiona a espaçonave a velocidades orbitais após a decolagem inicial.
O novo foguete Vulcan Centaur, será impulsionado por dois propulsores laterais, bem como por dois motores de foguete fabricados nos EUA e desenvolvidos pela empresa Blue Origin, financiada por Jeff Bezos, deixando de lado a dependência dos EUA por motores russos, visto que as tensões políticas entre os Estados Unidos e a Rússia aumentaram nestes últimos anos.
Foto: Reprodução / ULA